Como viajar de carro com meu gato

Como viajar de carro com meu gato
Imagem: blogdogato.com.br

Você está se questionando como viajar de carro com seu gato? Para nós, humanos, as viagens de carro são coisa natural porém, para estes animais, esta simples novidade pode causar grande estresse, sobretudo porque eles não lidam bem com mudanças. Assim sendo, para viajar calmamente com seu pet é necessário tomar algumas precauções, quer a viagem se baseie em se deslocar para outro estado ou simplesmente ir ao veterinário. Continue lendo este artigo umComo.com.br para ficar sabendo dos conselhos que temos para tornar as viagens menos problemáticas!

Vai precisar de:
  • Caixa de transporte
  • Peça de roupa ou manta à qual o gato esteja habituado
  • Lenços umedecidos
  • Toalha
  • Caixa de areia
  • Comida
  • Água fresca
  • Brinquedos
Passos a seguir:
1

Ao realizar uma viagem de carro com um gato é impensável deixá-lo solto dentro do veículo. O mais provável é que ele distraia você da condução, fique muito agitado pulando por todo o lado, soltando pelos e, mais perigoso ainda, atrapalhando nos pedais.

2

Por essa razão, ao planejar uma viagem de carro com o seu felino, existe um item que não pode faltar: a caixa de transporte. Durante a viagem o gato será mantido no interior de forma segura e confortável.

Imagem: blogs.portalnoar.com
3

Habitue seu pet à caixa de transporte, colocando-a perto dele alguns dias antes da viagem. Incentive-o a entrar nela, colocando petiscos no interior ou o seu brinquedo preferido, e realize pequenas viagens de carro com o gato no interior da caixa devidamente fechada.

4

Se a viagem a realizar for longa, é aconselhada uma visita prévia ao veterinário para check-up. Ele avaliará o estado de saúde do gato, lhe dará mais conselhos para que o tempo passado na estrada seja tranquilo e, eventualmente, poderá receitar alguns comprimidos contra o enjoo e ansiedade.

Imagem: ondepetshop.com
5

Quando finalmente chegar o dia da viagem, se certifique que seu gato se alimenta e usa a caixa de areia nas horas antes, dado que durante o percurso ele não poderá fazer isso. Antes de sair de casa coloque-o na caixa de areia, para que ele faça as últimas necessidades antes de partir.

6

Forre o fundo da caixa com uma peça que seja familiar ao seu gato: uma camisola sua, a manta onde ele dorme, etc. Coloque também um ou dois brinquedos, para que ele possa se entreter e ficar mais calmo durante as horas que passará na estrada.

Imagem: mundoanimalia.com
7

Faça o gato entrar na caixa de transporte, feche devidamente a porta e coloque-a em um assento do carro, presa com o cinto de segurança. É importante que, a partir do assento escolhido para acomodar a caixa, o gato consiga observar você ou a pessoa com quem se sente mais familiarizado.

8

Pensando no bem estar do gato, leve consigo um pacote de lenços umedecidos para limpar alguma sujeita, caixa de areia, uma toalha, comida e água fresca. Durante a viagem não coloque a música demasiado alta, controle a temperatura no interior do carro (nem muito elevada nem muito baixa) e converse com o gato quando ele começar miando.

Imagem: notigatos.es
9

Se a viagem for longa, é importante que faça algumas paragens para acalmar o gato, permitir que ele use a caixa de areia, alimentá-lo e matar sua sede. Aproveite para o mimar e brincar com ele, de forma a quebrar o estresse e a cansá-lo, tornando mais provável que ele passe as horas seguintes dormindo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Como viajar de carro com meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • Se for possível, evite viajar com o gato, pois estará a sujeitá-lo a muito estresse. É preferível deixá-lo em casa sob a vigilância de alguém da sua confiança.
  • É normal que o gato defeque, vomite ou faça xixi durante a viagem. Faça uma paragem para limpar a sujeira e não o repreenda por isso.