Cuidados com um pastor alemão

Cuidados com um pastor alemão

Compartilha a sua vida com um lindo pastor alemão? Pois está de parabéns, porque é uma raça de cão extraordinária, bonita, enérgica e muito inteligente. Uma posse responsável implica cuidar do seu pet com os melhores cuidados para oferecer uma vida de bem-estar. Em umComo.com.br contamos para você os cuidados com um pastor alemão para mantê-lo forte, saudável e ótimo.

Passos a seguir:
1

Um dos aspectos mais importantes que deve ter em conta para cuidar do seu pastor alemão é buscar uma zona que seja fresca. Se você o deixar sair para a varanda, terraço ou jardim, procure que tenha sempre sombra e água ao seu alcance. Os pastores alemães são muito susceptíveis às altas temperaturas, deve dar-lhe suficiente água fresca, e tentar que não se exercite nas horas de mais calor.

2

Dedique tempo para treiná-lo desde filhote. O pastor alemão é uma raça muito inteligente, assim vale a pena passar tempo ao seu lado para ensiná-lo e, para além disso, reforçará o vínculo emocional com o seu cão. Se desde que é um filhote o educar bem, à medida que crescer e tornar-se forte, irá obedecer a todas suas ordens. O seu cão será o amigo mais fiel e leal que possa imaginar e com um bom adestramento, o seu cachorro será obediente e dócil. Para isso, recomendamos que você leia também o nosso artigo sobre como adestrar um pastor alemão.

3

Um pastor alemão é uma raça de cão de tamanho grande. São muito ativos, enérgicos e precisam de bastante espaço; assim como explicamos a você no artigo a respeito de como é um pastor alemão. Se você vive em um apartamento, tente sair para passear e correr com mais frequência. Se tem varanda e corredor, também é uma boa ideia brincar e correr, mas sempre com precaução e protegendo a área exterior.

Procure um jardim ou zona segura onde o seu cão possa correr livremente para liberar energia e tensão. Deixe que se relacione com outros cães e brinque, isso faz parte da sua educação. Se tem casa com jardim, deixe a zona bem desocupada para que não se lesione enquanto corre e brinca.

4

Deve dar uma boa alimentação ao seu pastor alemão. Certifique-se de dar comida duas vezes ao dia e a quantidade apropriada para não o alimentar em excesso. Poderia ter inclusive um recipiente de comida automático para programar as refeições e facilitar a tarefa caso você não esteja em casa. Deve dar comida de muita qualidade, com uma boa base de cereais e proteínas. E deve ter sempre água limpa em abundância ao seu alcance, troque sempre diariamente esse recipiente e não se esqueça de ter vários pela casa ou inclusive uma fonte de água. Se tiver dúvidas quanto à alimentação enquanto filhote, não deixe de consultar o nosso artigo como alimentar um filhote de pastor alemão.

5

Recomenda-se dar banho ao seu pet todos os meses e se o habituar desde filhote, a tarefa será muito mais fácil. Pode dar banho em casa em uma banheira, em seu terraço, em tanques de animais ou inclusive, de vez em quando, levá-lo ao veterinário para que também lhe cortem o pelo. Além da limpeza, é fundamental e da sua responsabilidade que leve o seu cão ao veterinário. Deve levá-lo enquanto filhote para a sua primeira revisão, e ano após ano, para as vacinas e a cada dois meses para as desparasitações.

Também terá que levá-lo a revisões pontuais para que revisem os ouvidos, a boca, e controlem o crescimento das unhas, porque pode ser muito doloroso se crescerem muito. Este tipo de raça, à medida que cresce, costuma ter problemas de articulações. Se notar que o seu pet tem problemas quando caminha, lambe as patas, anda com o corpo um pouco encurvado, é porque sem dúvida tem dor e precisa tomar medidas levando-o ao veterinário.

6

Uma parte fundamental dos cuidados do seu pastor alemão é que deve exercitar o seu pet diariamente. Mas deve fazê-lo com intensidade quando é adulto, quando é filhote, exercitá-lo demais pode dificultar o seu desenvolvimento. Sem atividade física constante o seu pastor alemão não exercitará a sua musculatura e não liberará toda a energia acumulada. Deve fazer exercício todos os dias, inclusive vocês poderiam sair para correr juntos. Também poderia brincar com ele de esconde-esconde ou com uma bola. Seja como for, é importante que seu cão tenha uma boa dose de atividade física para que não desenvolva problemas nas articulações.

7

E o último conselho, ainda que seja algo mais que evidente, é dar todo o amor e carinho que precisa. O pastor alemão é uma raça muito afetuosa e adora o contato físico. Não brigue com ele a não ser que faça algo realmente ruim ou inapropriado. Porque são muito sensíveis e podem associar a bronca com você, e não com o ato que acabam de realizar. Deve demonstrar a seu pet que o ama, seus gestos e expressões falam e lembre-se que seu cão os compreende.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuidados com um pastor alemão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.