Cuidados do Golden Retriever

Cuidados do Golden Retriever

O Golden Retriever é uma das raças de cachorros mais populares, o seu carácter amável, dinâmico e brincalhão, junto com a sua aparência bonita, tornam-no num dos favoritos das famílias, e é um grande amigo das crianças. Mas como qualquer outro animal de estimação precisa de atenções específicas dependendo da fase de crescimento em que se encontrar, por isso em umComo.com.br damos-lhe um guia sobre os cuidados do Golden Retriever, para que o seu cachorro cresça saudável e forte.

Passos a seguir:
1

Durante a sua fase como filhote, é importante estabelecer os horários para as refeições, para começar a criar rotinas no animal. Se depois de 30 minutos de colocar a tigela da comida, o cachorro ainda não comer, retire-a e espere pela próxima hora, isto irá ajudá-lo a entender que há momentos para comer e momentos para a brincadeira, ao ser tão ativo pode tornar-se difícil de controlar em certas ocasiões.

No que diz respeito à comida, uma dúvida que surge com frequência é a quantidade de alimento que lhe devemos dar, no nosso artigo quanto deve comer o meu cachorro explicamos-lhe com detalhe segundo a idade do seu animal de estimação.

2

O Golden Retriever tem a tendência para a obesidade, por isso deve saber que deve manter equilibrada a quantidade de comida com a atividade física do animal, lembre-se que um cachorro sobrealimentado, assim como no ser humano, pode apresentar muitos problemas de saúde. É importante que não se exceda nas compensações com biscoitos caninos e que nunca dê ao seu animal da sua comida, assim evitará que se torne ainda mais guloso do que aquilo que já é.

3

Uma das maiores atrações destes cachorros é o seu pelo que é muito bonito e abundante, mas também precisa de atenção e cuidados para garantir o seu bem-estar. Por isso, entre os cuidados do golden retriever deve escová-lo uma vez ao dia ou a cada dois dias, deste modo evitará que a sua casa fique cheia de pelos e também ajudará a reduzir o cheiro do pelo deste animal.

Habitue o seu cachorro desde filhote a esta tarefa, assim também evitará os nós no pelo do animal e fomenta o laço especial entre vocês.

4

Embora seja próprio da raça perder pelo, se verificar que o faz de forma excessiva consulte o seu veterinário, pois isto pode ser um sintoma de algum problema de saúde. Além disso, confira as nossas recomendações sobre como evitar que o meu cachorro solte tanto pelo de certeza que são muito úteis no caso desta raça.

5

Deve dar banho ao seu golden a cada 4 a a 6 semanas, uma regra que apenas deverá quebrar se o seu pelo se sujar de forma importante ou ficar com alguma substância tóxica ou perigosa para o animal. A lavagem excessiva pode danificar o pelo e a pele do animal, no entanto pode usar xampu seco ou passar um pano molhado pela sua pele no caso de querer reduzir a sujeira. As suas orelhas também precisam de cuidados e limpeza para evitar que se instalem parasitas e fungos nelas.

6

A nível físico, este cachorro requer muito exercício, atenção, mimos e de compartilhar tempo com o seu dono. Não é um animal de estimação para estar sozinho e longe da família, mas sim para se integrar nela, adora as brincadeiras e os passeios, pelo que deve ter tempo para lhe dedicar.

Deverá levá-lo a fazer exercício todos os dias durante pelo menos uma hora, correr e brincar é algo muito importante para este animal.

7

Os golden retriever são cachorros que apesar do seu tamanho e da sua pelagem podem adaptar-se a viver num apartamento, mas precisam de exercício, pelo que deverá mexer-se o dobro do que se estivesse num jardim, tenha isso em conta.

8

Como qualquer outro animal de estimação, deve receber o seu controlo de duas consultas anuais com o veterinário para verificar que tudo se encontra bem com a sua saúde.

9

Estes animais são muito amigáveis, no entanto é sempre bom fazê-los socializar com outros animais de estimação desde pequenos. Lembre-se de lhes dar todo o amor e a atenção que merecem, com isso e a vigilância médica oportuna, o seu animal de estimação estará mais do que feliz.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Cuidados do Golden Retriever, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.