Curiosidades sobre o Lobo-guará

Curiosidades sobre o Lobo-guará

No cerrado do Brasil mora uma espécie canídea de hábitos solitários, é o maior canídeo da América do Sul e ao contrário da maior parte dos animais da sua espécie prefere viver sozinho ou com o seu parceiro do que em grandes alcateias. Essa espécie pertence à família dos lobos e dos cães domésticos e pode ser encontrada na Argentina, Bolívia, Uruguai, Paraguai e Peru. Por ser um animal característico do cerrado brasileiro e também pela sua pelagem maravilhosa nesse artigo do umComo vamos mostrar algumas curiosidades sobre o Lobo-guará.

Características Físicas

O lobo-guará é conhecido principalmente pela sua pelagem laranja-avermelhada que o faz um dos mais bonitos animais do território brasileiro. Além disso é um animal alto, vistoso e delgado. Geralmente o comprimento da espécie é de 1,10 metros aproximadamente, têm pernas longas e rápidas e conseguem subir colinas e montes facilmente, as suas pernas permitem igualmente um salto finalizador na altura de caçar. A sua altura é de cerca de 70 centímetros e o seu peso ronda os 20 a 25 quilos. Essa espécie pode viver até aos 20 anos de idade.

Características do Comportamento

Como já falei, o lobo-guará tem hábitos solitários, vivendo em pequenos grupos de dois a três lobos. Geralmente se apresenta tranquilo, tímido até, mas se sentir ameaçado não terá problemas em atacar, contudo prefere viver longe das concentrações urbanas. A noite é o seu momento preferencial de caçar, e por isso, é fácil encontrá-lo ao final do dia andando pelos grandes campos em busca de alimento. Por causa disso mutias das vezes acaba sendo atropelado quando atravessa as estradas do cerrado.

Gestação e Hábitos Alimentares

O lobo-guará geralmente tem as suas crias em junho depois de um período gestacional de 60 a 65 dias e apenas procria uma vez por ano. Contudo as ninhadas são de 2 a 5 crias, normalmente apenas duas crias nascem, de cor preta e ponta da cauda branca, e são cuidadas pela fêmea, enquanto que o macho é responsável por encontrar alimento para ela. Dependendo da altura do ano se mais seca ou úmida, o lobo-guará se alimenta de pequenas aves, tatus, roedores, frutos, plantas e raízes.

População do Lobo-guará

O Lobo-guará ainda não se encontra em extinção, no entanto a sua existência tem algum grau de ameaça. Trata-se de uma espécie difícil de contabilizar mas os investigadores apontam para a existência de mais de vinte mil lobos-guará.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o Lobo-guará, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.