Curiosidades sobre o mico-leão-dourado

Curiosidades sobre o mico-leão-dourado

O mico-leão-dourado é uma espécie de macaco originário do Brasil. Este animal habita apenas na Mata Atlântica brasileira, no estado do Rio de Janeiro e atualmente encontra-se em extinção, pelo que também pode ser observado em algumas reservas que têm como objetivo proteger e difundir a espécie. Por ser um macaquinho especial, preparámos este artigo do umComo.com.br em que lhe damos a conhecer algumas curiosidades sobre o mico-leão-dourado.

Passos a seguir:
1

O mico-leão-dourado é um parente próximo do mico-leão-preto, residente no estado de São Paulo e espécie também ameaçada.

2

Seu nome científico é Leontopithecus rosalia e também é chamado de saguipiranga, sauimpiranga, sagui, mico e sauí. Os dois primeiros nomes foram atribuídos pelo povo tupi e significam "sagui vermelho".

3

Os micos-leão têm hábitos diurnos e são muito ativos durante as primeiras horas da manhã. Ao longo do dia alimentam-se de pequenos insetos, frutas, ovos de pássaros, lagartas e néctar, sendo considerados animais onívoros.

4

É fácil identificar um mico-leão-dourado por sua pelagem alaranjada, juba característica, garras em vez de unhas e pelo terceiro dedo da mão, que é mais comprido e usado para capturar presas. Não existe muita diferença física entre o macho e a fêmea.

5

São animais muito vocais e os sons que emitem são muito diversos consoante a situação. Este tipo de comunicação representa grande importância dadas as limitações visuais do habitat.

6

A fase de reprodução ocorre entre setembro e março. Depois de uma gestação de 129 dias a fêmea dá à luz 1 a 3 filhotes, que nascem com menos de 60 gramas. Os micos-leão vivem em grupos de cerca de 8 elementos e todos ajudam a cuidar dos bebés uns dos outros.

Imagem: viverdeeco.com
7

Dentro do grupo, geralmente é a fêmea mais velha que ocupa o lugar de líder. Ela é a única que pode reproduzir e nem por isso passa muito tempo cuidando dos filhotes, que após quatro dias ficam grande parte do tempo com o pai, que os carrega para todo o lado.

8

O mico-leão-dourado é de tal forma popular e carismático que originou o problema de várias pessoas o desejarem como animal de estimação, o que dificulta a conservação da espécie. Em 1960 descobriu-se o caso de um fanático que coletou cerca de 300 micos-leão-dourado em 5 anos.

9

Os indivíduos que vivem livremente na natureza duram, em média, 8 anos, podendo em alguns casos atingir os 10 ou 12 anos de idade. Em cativeiro chegam a viver até 15 anos.

10

Durante a noite o mico-leão-dourado dorme em buracos em troncos de árvore, mas sempre variando de local e tendo preferência pelos que se localizam a mais de 10 metros do chão. Durante o dia também passa a maior parte do tempo nas árvores.

Imagem: ecologia.info

Se pretende ler mais artigos parecidos a Curiosidades sobre o mico-leão-dourado, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.