Dicas para limpar as orelhas de cachorro

Dicas para limpar as orelhas de cachorro

A higiene dos ouvidos do cachorro ao longo da sua vida é fundamental no cuidado da sua saúde e, por isso, devemos revisar suas orelhas com frequência e limpar quando for necessário. Com uma correta limpeza dos ouvidos asseguramo-nos de que o nosso fiel amigo não tem doenças e que os problemas simples de tratar não se complicam. Se quer oferecer um bom cuidado ao seu cachorro, mas não sabe como cuidar das suas orelhas, continue lendo este artigo do umCOMO em que lhe vamos dar algumas dicas para limpar as orelhas de cachorro.

Vai precisar de:
  • Gazes estéreis
  • Cotonetes
  • Soro fisiológico
Passos a seguir:
1

É muito importante que na rotina que tem com seu cachorro incorpore a inspeção das orelhas e dos ouvidos. Assim, além de ver quando é necessário limpar as orelhas de um cachorro, também pode observar qualquer indício de que pode ter uma otite, um nódulo ou outros problemas nas orelhas. Nesse caso, deve ir ao seu veterinário de confiança o quanto antes para, assim, começar o tratamento adequado e evitar possíveis complicações.

Para começar a cuidar das orelhas do cachorro corretamente deverá observar e apalpar a orelhas do seu cão por fora para detectar se há presença de parasitas ou algum nódulo. De seguida, observe o ouvido e certifique-se de que também não vê parasitas nem nódulos e de que a cera presente não é excessiva nem muito escura. No caso de detectar qualquer uma destas coisas é melhor ir ao veterinário, já que o excesso de cera escura é um indicador para saber se seu cachorro tem otite.

2

Para limpar as orelhas de um cachorro, seja por rotina ou porque detectou que há muita sujeira, vai precisar de reunir todo o material necessário. Pode utilizar soro fisiológico que encontrará nas farmácias, água oxigenada ou gotas específicas para os ouvidos dos cães, as quais encontrará em centros veterinários ou em lojas especializadas para pets.

3

Lembre-se que se seu cachorro não estiver acostumado ou se mexe muito é melhor que ao limpar as orelhas o faça com a ajuda de outra pessoa, assim enquanto você limpa as orelhas a outra pessoa segura o corpo e cabeça do cachorro. Nos casos em que o cão fica muito nervoso, devemos tentar fazê-lo mais rápido mas sempre com cuidado. É muito importante que o cachorro não se mexa muito para não machucarmos os ouvidos.

4

Uma vez que tenha o material necessário e o seu fiel amigo tranquilo, siga estes passos para aprender a limpar as orelhas do cachorro, começando pela parte exterior da orelha:

  1. Retire o pelo da orelha do seu cão para poder ver bem a parte interna da orelha e o ouvido.
  2. Umedeça uma gaze estéril com soro fisiológico, água oxigenada ou gotas especiais para os ouvidos dos cães, as quais limparão sem irritar o ouvido do cachorro.
  3. Envolva seu dedo na gaze e limpe a parte mais externa da orelha, na qual há diversas dobras em que se acumula facilmente sujeira.
5

Quando a parte mais externa das orelhas do seu cão estiverem limpas, comece limpando as orelhas com um pouco mais de profundidade. Devem ser utilizadas diferentes gazes para cada orelha e para cada parte destas, assim evitará possíveis problemas de saúde. Siga estas instruções para uma limpeza mais profunda das orelhas do seu cachorro:

  1. Troque de gaze e molhe-a de novo com o líquido que tiver escolhido para limpar as orelhas do seu amigo peludo.
  2. Envolva seu dedo com a gaze e introduza seu dedo na orelha do cachorro no máximo 1 cm, nunca mais, pois pode provocar danos no ouvido.
  3. Massageie a orelha suavemente e retire a sujeira das dobras com cuidado.
  4. Se acha que há muita sujeira pode optar por jogar 3 ou 4 gotas de soro fisiológico diretamente no ouvido do seu cão e massagear a orelha desde fora suavemente.
  5. Quando deixar de massagear, seu cão sacudirá a cabeça e, desta forma, a sujeira irá se deslocando para o exterior, facilitando a limpeza das orelhas do seu companheiro.
6

Se acha que há algumas zonas às quais não pode chegar bem com a gaze e seus dedos, pode utilizar cotonetes para acabar de limpar a sujeira das dobras da orelha. É muito importante que os cotonetes sejam os para bebês, pois são mais grossos e desta forma temos a certeza que não vamos machucar o ouvido de nosso cachorro.

7

Além disso, para habituá-lo e dar-lhe a entender que quando está tranquilo durante este processo é um comportamento desejável para você, durante e quando acabar de limpar as orelhas, deve premiá-lo. O reforço positivo é uma das melhores formas para conseguir que seu cão se habitue a diferentes coisas e limpar as orelhas de um cão é um dos momentos aos quais mais deve habituá-lo.

Se foi útil saber como limpar as orelhas de cachorro, pode ser que também interesse a você saber como cuidar dos dentes de seu cachorro e também como limpar os olhos do seu cachorro.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dicas para limpar as orelhas de cachorro, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.