Dieta para um gato com diabetes

Dieta para um gato com diabetes

Seu gato pode sofrer de diabetes e, se for o caso, terá que começar a tomar certas precauções. A má alimentação e a obesidade são os responsáveis por esta doença se espalhar entre os gatos. Quer saber como alimentar seu gato com diabetes? Então a primeira indicação é combater o sobrepeso, ter uma dieta rica em fibras e controlar os carboidratos. Continue lendo este artigo de umComo onde explicamos para você como deve ser uma dieta para um gato com diabetes.

Passos a seguir:
1

A diabetes felina é uma doença cada vez mais habitual e grande parte do problema reside nos problemas de sobrepeso. Se além disso, o seu animal estiver esterilizado e for macho, o risco de sofrer desta doença é ainda maior. Se seu gato tiver sido diagnosticado com esta doença, terá que seguir um controle veterinário para medir o nível de glicose no sangue e administrar a ele insulina.

Um dos fatores fundamentais que deve ter em consideração é a alimentação; com a ajuda do seu veterinário, verá como este processo é mais simples do que parece.

2

O primeiro aspecto a considerar é que terá que controlar seu sobrepeso para alcançar de novo seu peso adequado. Muitas vezes com a perda de peso, existem gatos que começam a melhorar e inclusive a regular seus níveis de insulina. Deve fazer o possível para que seu gato recupere seu peso ideal, submeta-o a um regime com refeições pobres em calorias, controle as porções de comida e atividade física. Tanto a alimentação como o exercício devem visar a perda de peso do seu gato.

3

A dieta do seu felino diabético deve ter uma alta quantidade de fibra. Com este ingrediente, seu animal irá perdendo peso e controlará também o nível de glicose no sangue depois das refeições. Uma boa forma de dar comida ao seu gato é recorrendo à alimentação de alta qualidade para diabéticos, feita para cobrir suas necessidades. Siga o conselho do seu veterinário para obter assessoria em relação à ração ideal.

Outro aspecto fundamental é ter muito cuidado com os carboidratos. Com pouca quantidade de carboidratos em sua dieta poderá ajudar seu gato a melhorar. O problema é que nestes assuntos não podemos generalizar, pois existem gatos que não reagem da mesma forma à redução dos carboidratos; de fato, alguns melhoram quando a porcentagem deles aumenta! O segredo é experimentar e ver como evolui no caso do seu animal, com a ajuda e o controle veterinário.

4

Uma recomendação muito comum entre os veterinários é a de oferecer comida úmida aos gatos com diabetes. As marcas de comida de alta qualidade costumam ter uma linha de ração de lata adequada para gatos diabéticos. De qualquer forma, quando se começa uma dieta pobre em carboidratos e alta em proteínas, deve ler sempre os rótulos da comida porque uma grande quantidade de rações tem em sua composição: tapioca, batata ou ervilha, que contém uma elevada porcentagem de carboidratos não apta para seu animal. Devemos lembrar, no entanto, que isso não é uma regra fixa. Terá que experimentar para avaliar como está funcionando a comida.

5

Outra dos conselhos para alimentar seu gato com diabetes é estabelecer uma rotina de comida diferente. Apesar de normalmente os gatos comerem sem problemas e terem acesso ilimitado ao seu alimento, se o seu animal estiver com diabetes terá que controlar a sua rotina alimentar. Deve alimentá-lo com a metade da sua porção diária, depois da injeção de insulina. Se sobrar um pouco de comida em seu recipiente não a jogue fora, pois ele poderá ir comendo ao longo do dia.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Dieta para um gato com diabetes, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.