Diferença entre Labrador e Golden Retriever

Diferença entre Labrador e Golden Retriever

Duas das raças mais populares há décadas para ter como amigos fiéis são o Golden e o Labrador Retriever. Trata-se de duas raças caninas muito inteligentes, fiéis e perfeitas para conviver com crianças, por isso a sua popularidade. Mas, devido ao seu aspecto um pouco similar e como o "sobrenome" da raça é o mesmo, muitas pessoas os confunde. Apesar de serem parentes próximos e terem uma estrutura e uma constituição parecidas, realmente há bastantes características que os diferenciam. Por este motivo, neste artigo do umCOMO vamos explicar com detalhes qual é a diferença entre Labrador e Golden Retriever para que, assim, seja simples de saber qual dos dois você tem à sua frente.

Características do Labrador Retriever

A raça de cachorro Labrador Retriever era usada normalmente na caça, possui a sua origem no Canadá no século XVI, mais concretamente na zona de Terra Nova e Labrador que se encontra no nordeste deste país. Acredita-se que a raça principal da qual descendem estes cães é o cão de água de São João e que depois de vários cruzamentos com outras raças, algumas irlandesas e outras portuguesas e inglesas, surgiu a raça que conhecemos hoje em dia.

Para começar a explicar como é um Labrador Retriever vamos contar para você como é fisicamente. O Labrador é uma raça de tamanho médio pois seu peso se encontra entre 25 e 40 kg e costuma ter uma altura na cernelha de 54 a 57 cm, sendo o macho levemente maior que a fêmea.

O pelo destes cachorros é curto, áspero, denso e liso, e se estiver bem cuidado e saudável costuma ter o pelo brilhante. A cor do seu pelo pode ser marrom-chocolate, amarelo ou preto, mas sempre de uma só cor e sem manchas. Além disso, a cor amarela pode aparecer em vários tons, desde um bege quase branco até tons mais amarelados e inclusive avermelhados.

Em relação ao comportamento e caráter, podemos descrevê-los como cães:

  • Amáveis
  • Fiéis
  • Sociáveis
  • De caráter muito equilibrado
  • Tranquilos
  • Pacientes
  • Corajosos

Esta combinação faz desta uma raça apta para a convivência com crianças e pessoas idosas. Como referimos no início deste artigo, esta raça é de um dos cães mais inteligentes do mundo e por isso são amigos perfeitos para pessoas que precisam de ajuda em algumas situações, como pessoas cegas, surdas, com alguma deficiência física que dificulte os seus movimentos e inclusive para crianças com problemas de autismo.

Características do Golden Retriever

A raça de cachorro Golden Retriever provém da Escócia, mais concretamente, surgiu na metade do século XIX, apesar de também haja quem afirme que sua origem é inglesa. Tal como na raça referida anteriormente, trata-se de um cão caçador pois começou a ser criado com este propósito. Mas, hoje em dia e há muitos anos, são raças ideais como animais de estimação. Acredita-se que esta raça canina foi criada a partir do cruzamento de cães perdigueiros e cães de água destas zonas europeias. Hoje em dia podem ser diferenciadas várias linhas principais nesta raça, por isso podemos estar diante de um Golden de fenótipo inglês, canadense ou americano.

Para começar a descrever como é o Golden Retriever vamos falar das suas características físicas. Trata-se de uma raça considerada de tamanho médio, pois seu peso oscila entre 25 e 38 kg e sua altura na cernelha é de 53 a 61 cm, chegando a ser mais alta que a raça do Labrador, apesar de haver poucos centímetros de diferença. Neste caso os machos também costumam ser um pouco maiores que as fêmeas.

O pelo desta raça é de aspecto suave, brilhante, de várias camadas, longo e um pouco ondulado. Considera-se de pelo longo, apesar de que em algumas partes do seu corpo o pelo é semilongo e, além disso, é resistente à água. As cores do pelo destes cães costumam ser de tons dourados, desde um tom marrom-claro quase branco até um tom marrom-avermelhado.

Em relação ao seu caráter e seu comportamento, podemos descrevê-los como cães que se adequam aos seguintes adjetivos:

  • Fiéis
  • Amigáveis
  • Carinhosos
  • Pouco desconfiados
  • Dóceis
  • Tranquilos
  • Inteligentes
  • Equilibrados
  • Pacientes
  • Corajosos

Estas capacidades e características, junto com o fato de que também é uma das raças mais inteligentes do mundo, também faz deste um cão de trabalho indicado para pessoas com necessidades especiais tal como os labradores.

Principais diferenças entre Labrador e Golden Retriever

Depois de ter visto uma descrição básica dos aspectos físicos e de comportamento de cada uma destas duas raças caninas, vamos referir algumas das principais diferenças entre Labrador e Golden Retriever:

  • A origem de ambas as raças é diferente, como já dissemos antes um vem da Escócia e o outro do Canadá, sendo este último mais antigo que o primeiro.
  • O Labrador apresenta um pelo curto e áspero que pode ser preto, marrom chocolate ou marrom-claro ou canela. Por outro lado, o Golden tem um pelo longo ou semi-longo em algumas partes, suave, que pode oscilar entre vários tons de dourado, desde o muito claro, quase branco, até um tom avermelhado.
  • Apesar de ambas as raças trocarem de pelo nas épocas habituais, o de pelo curto troca bem mais que a raça de pelo longo. Além disso, principalmente devido ao pelo, o primeiro é mais fácil de manter que o segundo.
  • O Labrador é de caráter bastante mais vigilante que o Golden quando falamos de território, pois este último é de caráter um pouco menos desconfiado no geral. Mas isso não faz deles cães de guarda, pois na realidade avisam da presença de um desconhecido com, no máximo, dois latidos e pronto.
  • Além disso, a raça de pelo curto adapta-se melhor às modificações que podem ocorrer no seu meio, como uma mudança de casa ou pessoas novas em casa.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Diferença entre Labrador e Golden Retriever, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.