Doenças mais comuns em peixes de aquário

Doenças mais comuns em peixes de aquário

Se você tem como pet peixes de aquário deve ser consciente de que precisam de certos cuidados e estão expostos a algumas doenças. Não é fácil saber se um peixe está doente, mas o que recomendamos a você é que seja muito observador e preste atenção especialmente às condições da água. Outros sinais serão as brigas entre peixes, problemas nas escamas, falta de apetite, entre outros sintomas negativos. Em umComo.com.br contamos a você quais são as doenças mais comuns em peixes de aquário.

Ponto branco

É uma das doenças mais comuns que os peixes de aquário podem sofrer, a qual se reflete com o aparecimento de pontos brancos no corpo e nas barbatanas do peixe. É perigosa porque é muito contagiosa, e em poucos dias outros companheiros do habitáculo podem acabar prejudicados. Também afetará o movimento de suas guelras, que será complexo e desconfortável. A causa é um parasita que se aloja sob a pele do peixe e se reproduz saindo do corpo; quando consegue, acabam aparecendo buracos na pele que se infectam. Depois aparecerá um cisto que acabará por rebentar e daí sairão parasitas jovens. O tratamento é com produtos químicos que só tratam a primeira fase da doença, se recomenda não desativar o filtro, só tirar o carvão.

Imagem: tiendanimal.es

Verme Lernaea

Esta doença ocorre quando o peixe começa a nadar de lado a lado esfregando o seu corpo contra tudo o que encontra no aquário. A sua pele se inflamará, e aparecerão uns fios verdes parecidos a vermes. É um parasita que se chama Lernaea e que atua enterrando a sua cabeça no corpo do peixe, e aí fica. Assim que se detectam estes sintomas, tem que mover os peixes e colocá-los de quarentena. Tente, com uma pinça delicada, eliminar os vermes para que não se ancorem no peixe. Pode aplicar antissépticos como Metirapona se o peixe estiver muito ferido, para aplicar na água.

Imagem: depeces.com

Limo na pele

Se o seu peixe sofre de limo na pele, começará a notar que o seu corpo fica opaco. Coberto por uma fina camada de cor cinzenta e que costuma afetar também as guelras. Verá como o peixe também esfregará o seu corpo contra as plantas do aquário. A causa deste problema é uma negligência grave das condições da água; é por isso que é importante saber com que frequência trocar a água do aquário, que deve ser de uma vez por semana a uma vez por mês, dependendo dependendo do funcionamento do seu filtro. E a consequência é que a mucosa natural do peixe se degrada, ficando exposto a parasitas como Ichthvobodo e Chilodonella. Se a doença estiver muito avançada, o tratamento é muito complexo, se as guelras do peixe ainda estiverem saudáveis, vá a um especialista para que indique a você o melhor produto para o seu tratamento. Caso contrário, terá que pôr o peixe em quarentena com formalina.

Imagem: mascothouse.es

Hidropsia

Com esta doença, o abdômen dos peixes se incha e as escamas começam a sobressair do corpo em ponta. A hidropsia é uma doença crônica e quando é visível já está muito avançada. A causa costuma ser uma dieta inapropriada e uma grave negligência da higiene da água, que se enche de bactérias e de um elevado nível de nitritos e sódio. Esta doença não tem cura, assim deverá ser responsável com os cuidados de seus peixes de aquário, tendo em conta as espécies adquiridas.

Imagem: acuariogallego.com

Fungos

Os fungos são uma doença muito comum nos peixes de aquário e os sintomas se notarão no corpo do peixe, através do aparecimento de pilosidades que parecem algodão, como consequência, a mucosa protetora natural se danifica. Costumam aparecer depois da doença do ponto branco, assim como também por ser pouco cuidadoso com as condições da água; no entanto, também pode aparecer depois de uma ferida no corpo ou nas barbatanas do peixe. Tratam-se com fungicidas, que devem ser colocados em todo o aquário e se recomenda não desativar o filtro, só tirar o carvão.

Imagem: amordepeces.blogspot.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a Doenças mais comuns em peixes de aquário, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.