Outros o cachorro

Faz mal cachorro lamber ferida humana?

Faz mal cachorro lamber ferida humana?

A imagem do cão lambendo as suas próprias feridas é muito comum, de fato é tão popular que já virou até ditado em alguns idiomas. Os cães, como muitos outros animais se lambem quando têm uma ferida aberta ou quando algo está doendo, mas é verdade que isso ajuda a curar? Qualquer pessoa que tenha tido um cão em casa terá percebido que, quando nos ferimos, nosso amigo de quatro patas vem rapidamente e se oferece para lamber nossas feridas. Como muitas pessoas tem dúvidas sobre se é higiênico ou não deixar que nosso cachorro nos lamba, no umCOMO vamos esclarecer a dúvida de se faz mal cachorro lamber ferida humana.

Também lhe pode interessar: Dormir com cachorro faz mal?

Índice

  1. O que a ciência diz sobra as lambidas dos cães
  2. É bom um cachorro lamber uma ferida sua?
  3. Devo deixar o cachorro lamber suas próprias feridas?

O que a ciência diz sobra as lambidas dos cães

A ação instintiva que os cães e tantas outras espécies levam a cabo ao lamber as feridas para se curar não passou despercebida para os cientistas, que trataram de procurar o motivo desse comportamento.

Os estudos realizados encontraram na saliva dos cães a enzima lisozima, que danifica as bactérias e pode combater as infecções. Um exemplo disso é o fato das feridas bucais se curarem mais rápido que as da pele e a responsável pode ser esta enzima.

Outros componentes de saliva, como a opiorfina, têm efeitos analgésicos. Além disso, este líquido bucal do cão contém ácido sórbico, que quando reage com os nitratos presentes na pele, faz com que o monóxido de nitrogênio se concentre, ajudando a curar e desinfetar as feridas.

Mas além desses dados, existem outros aspectos que devemos ter em conta antes de esclarecer se é bom que um cão lamba uma ferida.

Faz mal cachorro lamber ferida humana? - O que a ciência diz sobra as lambidas dos cães

É bom um cachorro lamber uma ferida sua?

Ainda que a saliva possa conter certas substâncias que poderiam ser benéficas para ajudar a curar as feridas, só com um pouco de bom senso podemos chegar à conclusão de que deixar que seu cão lamba sua ferida não é uma boa decisão.

É verdade que a saliva dos cães possui propriedades antibacterianas, no entanto, só observando as ações cotidianas que um cão realiza todos os dias, podemos concluir que também possui bactérias. Lamber excrementos, urina, lamber outros cães, cheirar o chão ou limpar seus próprios genitais com a boca são algumas destas ações que podem deixar um perigoso rastro de bactérias em sua língua e que, ao lamber uma ferida, podem infectar e conseguir o contrário do que se pretende.

Por isso, a resposta é clara: não é bom um cão lamber uma ferida sua, pois mais do que curar, pode ser que a infecte. Além disso, a umidade não é boa para as feridas cicatrizarem, quanto mais exposta ao ar e quanto antes ela secar, mais facilidades a pele terá para se regenerar e curar uma ferida.

Devo deixar o cachorro lamber suas próprias feridas?

O principal motivo para que os cães se lambam não é porque sabem que a saliva vai ajudar a curar a ferida, mas porque essa ferida dói e coça. Além disso, o instinto o leva a lamber as feridas, algo que possivelmente em um meio selvagem poderia ser de grande ajuda, mas que em um meio doméstico como o nosso não é, nem de perto, a melhor opção.

Quando um cão é operado ou está com alguma ferida aberta, a primeira ação que o veterinário leva a cabo após desinfetar é colocar um colar isabelino, essa espécie de funil em forma de antena parabólica que é colocada ao redor do pescoço para que não possa coçar nem lamber as feridas.

Deste modo, não só não é bom que seu cão lamba as suas feridas, como também não deve deixar que lamba as suas próprias, é sempre melhor que um veterinário cuide e aplique as medidas de higiene necessárias para a sua correta cura.

Faz mal cachorro lamber ferida humana? - Devo deixar o cachorro lamber suas próprias feridas?

Se pretende ler mais artigos parecidos a Faz mal cachorro lamber ferida humana?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Miltrox
O meu cachorro geralmente tenta lamber minhas feridas, principalmente quando ele mesmo me machuca. Eu geralmente deixo, mas de agora pra frente não vou deixar, parece perigoso.
marilene
a minha filha coça a ferida e ai ela vai ate o seu cachorro e o cachorro lember a ferida dela nas penas dela tem um monte de feridas eu ficou brava quando a minha filha coças as ferida dela e começa sair sangue
A sua avaliação:
Vitoria
Desde criança qdo alguém me disse que a lambida do cão curava as nossas feridas eu comecei a permitir q meu cão me lambesse. Sempre curou rapidamente e pelo jeito tive muita sorte pq nunca ganhei nenhuma infecção por conta disso. Devi admitir que até hoje eu faço e continuo tendo êxito, meus ferimentos não ficam abertos por mais de dois dias.
lucas
verdade vei e e gostoso quando meu cachorro lambe se sente uma sensacao de carinho obs:tenho um cachorro de porte pequeno e um de bem grande e e esquisito porque o pequeno sempre gosta de lanber ferida eo grande quase nunca ja percebeu isso kkk
1 de 3
Faz mal cachorro lamber ferida humana?