Partilhar
Partilhar em:

Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber

Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber

Todo o amante de gatos quer que os seus felinos estejam nas melhores condições possíveis: que disponham da melhor alimentação, as melhores camas para dormir, a melhor caixa de areia e todo o amor do mundo da parte do seu tutor. Quando vemos que algo está errado com o gato, sempre ficamos preocupados e sem saber o que fazer, como acontece quando vemos que ele não defeca há vários dias. Os motivos para esse problema são diversos e dependem, principalmente, da idade do nosso gato. Se você se está pensando "meu gato não consegue defecar", tudo o que você deve saber está nesse artigo do umCOMO!

Meu gato não consegue defecar: causas

Como mencionado antes, as causas das dificuldades para defecar podem ser várias e dependem da idade do seu gato. A constipação, por exemplo, é mais comum em gatos idosos do que em filhotes. As possíveis causas da constipação são:

  • Bolas de pelo nos intestinos: em alguns casos, os gatos não conseguem expulsar as bolas de pelo naturalmente, criando um bloqueio intestinal que impede que a digestão seja feita corretamente, o que acaba dificultando a expulsão das fezes.
  • Excesso de comida seca: uma mudança brusca na dieta, assim como uma dieta pouco variada e seca, podem fazer com que o felino não defeque corretamente.
  • Falta de água: se o seu gato não bebe água suficiente, ele pode sofrer de desidratação e de problemas para defecar.
  • Dieta baixa em fibra: se um gato tem uma dieta baixa em fibra, ele pode sofrer de constipação, tal como uma pessoa.
  • Obesidade: a obesidade é outro dos motivos pelos quais os gatos podem ter dificuldades em defecar normalmente.
  • Lesões no zona inferior das costas ou na zona pélvica: fazem com que o gato não consiga se arquear corretamente para defecar ou urinar.
  • Inflamação do trato digestivo: um problema deste tipo também pode criar dificuldades para defecar no felino.
  • Brinquedos e outros objetos: também é possível que o seu gato tenha engolido um brinquedo, osso ou tecido que ficou preso no aparelho digestivo, provocando dor e constipação.

Outros motivos possíveis podem ser de caráter neurológico, como por exemplo gatos que têm medo de usar a caixa de areia. Nestes casos, é melhor consultar um especialista para que ele indique o você deve fazer.

Como saber se o gato está constipado?

Em alguns casos, pode não ser assim tão simples saber se o gato tem problemas de evacuação ou não. Contudo, se olharmos com atenção, podemos reconhecer sinais que indicam que o gato não está bem, como por exemplo:

  • O gato passa muito tempo na caixa: você pode notar que, de repente, ele passa mais tempo na caixa de areia do que o normal. Caso isso aconteça, controle se ele consegue defecar ou se simplesmente sai sem conseguir.
  • A caixa tem menos quantidade de fezes do que o costume: este é outro aspeto que você deve ter em conta e controlar atentamente.
  • As fezes estão muito duras e secas: pode ser difícil notar pois as fezes estão enterradas na areia. Use luvas para apalpar as fezes e, se notar que são mais pequenas, comprovará claramente que o seu felino está tendo dificuldade para evacuar.
  • O miado do gato parece doloroso: esta pode ser a forma de te dizer que tem dor na zona abdominal.
  • O gato não come: ou não come tanto como antes. Se não pode defecar, o corpo dele também não vai querer comer para não encher o aparelho digestivo ainda mais.
  • O comportamento do seu gato muda: no geral, esse é o primeiro sinal que demonstra que algo não está bem - uma atitude estranha no felino. Os gatos não podem falar, mas podem transmitir os seus problemas de outros jeitos.

Quantos dias um gato pode ficar constipado?

Normalmente, os gatos defecam todos os dias. Assim, se um gato está entre 2 e 4 dias sem defecar, ele está constipado. Contudo, se o tempo é superior a 4 dias, o melhor é consultar o veterinário assim que possível, pois esse é um caso severo e grave. Se você não sabe há quanto tempo o seu gato não defeca, recomendamos que experimente as dicas do ponto seguinte. No entanto, você não deve esquecer que um especialista sempre saberá o que é mais conveniente para o caso do seu pet.

Como fazer gato defecar?

Dependendo do motivo da constipação do seu gato, o tratamento pode ser um ou outro. Por isso, explicamos em seguida quais são os tratamentos para estimular o gato para defecar:

  • Malte para gatos: se o seu gato tem constipação provocada por bolas de pelo, recomendamos que você use malte.
  • Azeite de oliva: se o gato está constipado, este é um dos melhores remédios caseiros, já que funciona como laxante em gatos. Com meia colher colher de café de azeite de oliva diária, os resultados devem ser visíveis em menos de uma semana. Caso contrário, consulte o veterinário.
  • Aloé Vera: assim como o caso anterior, a babosa pode ajudar a lubrificar as paredes intestinais do gato para que ele defeque adequadamente.
  • Mude a dieta: oferecer uma dieta mais rica em fibra pode ajudar o seu gato a defecar mais facilmente.

Contudo, é essencial destacar que qualquer outro tipo de laxantes para gatos deve ser receitado pelo veterinário.

Quantas vezes um filhote de gato defeca por dia?

O caso dos filhotes é diferente. Se você adotou um gatinho ou se ele ficou sem mamãe, você deve saber que um filhote de gato não sobrevive sozinho, já que necessita da ajuda da sua mãe para defecar e urinar. Tenha em atenção que, depois de cada refeição, o gatinho deve esvaziar um pouco o intestino. Se isso não acontece, você deve ajudá-lo. Continue lendo para saber como ajudar o gatinho a defecar.

Como estimular filhote de gato a defecar?

Aprender a estimular filhote de gato a defecar é muito simples. Para estimular depois da refeição, a mamãe lambe o ânus e os genitais do filhote. Por isso, você apenas necessita recriar essa ação.

Com a ajuda de um trapo úmido ou toalhita (pode ser áspera, para simular a língua da mamãe), massageie as zonas íntimas do filhote com cuidado. Você também pode massagear suavemente o abdômen dele para estimular os intestinos do gatinho. Se tudo correr bem, assim que você fizer isto, o gatinho bebê fará as necessidades.

Meu filhote de gato não defeca - o que fazer?

Se, após todas as suas tentativas, o filhote de gato continua sem conseguir defecar, o melhor é que você consulte o veterinário assim que possível. Os filhotes de gato, particularmente, são muito vulneráveis e delicados - qualquer situação não resolvida a tempo pode mesmo levar à morte do animal. É por isso que, perante qualquer anomalia, você deve atuar o quanto antes.

Este artigo é meramente informativo, no umCOMO não temos capacidade de receitar nenhum tratamento veterinário nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a levar o seu pet ao veterinário caso este apresente qualquer tipo de condição ou mal-estar.

Se deseja ler mais artigos parecidos a Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Comentários (0)

Escrever comentário sobre Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber

O que lhe pareceu o artigo?

Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber
1 de 4
Meu gato não consegue defecar - tudo o que você deve saber