O que deve comer um gato com diarreia

O que deve comer um gato com diarreia

A saúde do nosso gato depende em grande parte de uma alimentação adequada, por isso qualquer mudança ou ingestão de substâncias inapropriadas pode conduzir a fezes macias e frequentes que afetem o bem-estar do nosso felino. Se o seu gato está manifestando transtornos gástricos, descobrir a causa deste sofrimento e ajustar sua dieta será fundamental para garantir o seu bem-estar. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, o que deve comer um gato com diarreia e quando deve ir ao veterinário.

Passos a seguir:
1

Determinar a causa da diarreia do gato é de grande ajuda para definir se é necessária uma consulta urgente no veterinário ou se o problema pode ser atendido em casa. As razões mais frequentes de diarreia em gatos são:

  • A ingestão de alimentos tóxicos ou plantas nocivas para o felino; os sintomas de envenenamento também costumam incluir os vômitos. É importante identificar os ingredientes que são prejudiciais para o animal, por isso convidamos você a ler os nossos artigos sobre alimentos tóxicos para felinos e plantas nocivas que afetam sua saúde.
  • Ingerir comida em mau estado ou lixo.
  • Mudança brusca e repentina na dieta do animal.
  • Presença de bactérias ou infecções que produzem inflamação intestinal e diarreia.
  • Mudanças importantes na rotina do gato, por exemplo uma mudança ou uma situação estressante para o animal, como a chegada de outro animal de estimação.
  • Além disso existem problemas de saúde mais importantes que podem ter a diarreia como sintoma, por isso quando ela aparecer de forma muito frequente é imprescindível visitar um veterinário.

Se suspeita que seu gato ingeriu algum ingrediente tóxico, um produto químico ou inclusive que foi envenenado, leve-o de emergência ao veterinário.

2

Se suspeita que a diarreia do gato é devida à ingestão de algum alimento em mau estado ou de um ingrediente tóxico que tenha gerado mal-estar, pode começar suprimindo o alimento do gato durante 12 horas. É importante que observe a sua reação durante este período: se a diarreia for muito intensa e vier acompanhada de vômitos ou outros sintomas, apesar de não estar dando nenhuma comida, então leve o seu gato ao veterinário com urgência.

3

Mantenha-o hidratado dando água fresca e limpa que deve trocar pelo menos duas vezes por dia. Lembre-se que a diarreia produz desidratação, por isso é importante que ingira líquido. Você também pode oferecer cubos de gelo para que o animal lamba, ou se ele se negar a beber líquido, administre água com uma seringa sem agulha usando-a como conta-gotas.

Também pode dar ao seu animal bebidas isotônicas que o ajudarão a se hidratar e a recuperar os sais e minerais perdidos.

4

Se após 12 horas sem alimento o gato não apresentar mais diarreia, pode começar a alimentá-lo através de uma dieta suave que deverá seguir durante 2 ou 3 dias.

Um gato com diarreia deve comer ingredientes como:

  • Frango cozido e desfiado sem ossos, preparado sem sal ou temperos.
  • Arroz fervido e água de arroz livre de sal. Pode ser que o felino não goste muito da textura deste alimento, no entanto pode experimentar.
  • No mercado também existem alimentos comerciais especiais para gatos com diarreia, uma boa solução se não deseja que o felino prove outro tipo de comida. Também pode administrar ração de lata, mais suave e com mais líquido do que a ração regular.
5

Existem casos em que deverá levar o seu gato imediatamente ao veterinário para evitar que a sua saúde se complique, por isso recomendamos ir a um especialista diante destes sinais:

  • Se o seu animal pesar menos de 2 quilos, pois no caso de filhotes pequenos o jejum não é conveniente.
  • Se a diarreia for acompanhada de outros sintomas ou se for muito intensa.
  • Se após 12 horas de jejum o gato continuar tendo diarreia.
  • Quando suspeita que a diarreia se deve ao envenenamento ou à ingestão de alguma substância tóxica para seu animal.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que deve comer um gato com diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.