Partilhar

O que é dirofilariose canina

Por Nídia Figueira. Atualizado: 1 fevereiro 2018
O que é dirofilariose canina

A dirofilariose, ou "verme do coração", é uma doença muito destrutiva que pode ser fatal para o cachorro. É provocada pelo verme Dirofilaria immitis, transmitido para o pet através da picada de um mosquito que tenha estado em contacto com animais afetados. A doença afeta, principalmente, o ventrículo direito do coração do cachorro. Os sintomas da dirofilariose são poucos e bastante comuns durante as primeiras fases, podendo ser confundidos com outros problemas de saúde. Isso faz com que a maioria dos donos não reconheça a gravidade do problema, só percebendo a presença da doença em estágios mais avançados quando o animal já está muito debilitado e difícil de tratar. Se deseja saber o que é a dirofilariose canina e proteger o seu pet desta doença devastadora, continue lendo esse artigo do umComo.

Também lhe pode interessar: Como tratar a hepatozoonose canina

Transmissão

A transmissão da dirofilariose acontece através da picada de mosquitos. O inseto pica um animal previamente contaminado e, ao se alimentar do seu sangue, se torna portador do verme. Quando entra em contacto com um cão saudável, o mosquito transmite o verme que carregou pela ferida aberta que usa para se alimentar. O cachorro sadio se torna também um portador do verme e as larvas migram até o seu coração.

O período de migração varia entre dois e quatro meses. Após cerca de 90 dias, o parasita penetra o coração do animal e se instala no átrio direito e na veia cava, criando lesões.

Nota: Regiões litorâneas e próximas a mata possuem maior incidência de insetos e, por isso, são mais propícias à transmissão de dirofilariose.

O que é dirofilariose canina - Transmissão
Imagem: yourdog.gr

Sintomas

Os sintomas da dirofilariose dependem de fatores como o tempo de contaminação, o desenvolvimento da doença, a vulnerabilidade do animal e o seu estado de saúde prévio. Geralmente, os sintomas só aparecem em fases mais avançadas da doença.

Na maioria dos casos, os sinais só surgem um semestre depois da contaminação, e podem ser confundidos com problemas de saúde menos graves: falta de apetite, tosse, apatia, problemas de respiração e aumento do batimento cardíaco.

Alguns animais podem nem apresentar sintomas. No entanto, existem casos em que o coração do animal aloja mais de 200 parasitas. Em situações extremas como esta, os sintomas incluem:

  • Coloração escura da língua
  • Febre
  • Perda de peso
  • Intolerância a exercícios
  • Tosse
  • Fadiga extrema
  • Aumento do volume abdominal
  • Intolerância à luz
  • Cegueira
  • Lesões na pele
  • Mudanças a nível das glândulas salivares
O que é dirofilariose canina - Sintomas

Prevenção e tratamento

A melhor forma de proteger o seu pet da dirofilariose é a prevenção. Existem medicamentos no mercado para combater a doença e ajudar os donos a manter o cachorro sadio. Podem ser de tipos e origens diferentes, pelo que é essencial consultar o veterinário para saber qual o mais indicado para o seu melhor amigo. Na maioria das vezes, os medicamentos são facilmente administrados, em comprimidos ou líquido, e devem ser administrados de forma mensal. É importante garantir que o seu pet está protegido e medicado contra este problema, pois quase qualquer lugar corre o risco de contaminação, incluindo grandes cidades.

Os cães que não foram imunizados e contraíram dirofilariose podem ser salvos, pois existem tratamentos para a doença. O tratamento pode, no entanto, provocar vários efeitos colaterais. Quando os vermes no coração do pet já são adultos, a eficácia dos medicamentos é reduzida e pode ser necessária uma intervenção cirúrgica bastante arriscada. Em fases iniciais da doença, o tratamento implica medicamentos injetáveis e orais que ajudam a extinguir a vida dos vermes alojados no animal. Esse tipo de tratamento requer o repouso total do cachorro, para permitir que os vermes mortos se desintegrem.

Nota: Os tratamentos da dirofilariose canina podem provocar infecções variadas e até tromboses, exigindo um controle com outros medicamentos.

O que é dirofilariose canina - Prevenção e tratamento

Recomendações

Leve o seu cachorro ao veterinário regularmente para prevenir doenças potencialmente fatais. Isso pode fazer toda a diferença entre a vida e a morte do bichinho.

Pessoas que vivem em regiões úmidas devem ter um cuidado redobrado com este problema. Ambientes úmidos são ideias para a reprodução e disseminação dos mosquitos.

Agora que já sabe o que é a dirofilariose canina, não deixe de se informar sobre outras doenças para proteger o seu animal de estimação:

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é dirofilariose canina, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre O que é dirofilariose canina

O que é dirofilariose canina
Imagem: yourdog.gr
1 de 4
O que é dirofilariose canina

Voltar ao topo da página