O que é o cio silencioso

O que é o cio silencioso

Algumas cadelas podem apresentar um fenômeno chamado de cio silencioso, também conhecido por cio seco. Isso significa que a cadela não apresenta os sintomas comuns que marcam o início do período, como sangramento e edema vulvar, aparentando não estar com o cio. No entanto, essa condição é perfeitamente normal e comum, não apresentando problemas para a saúde reprodutiva da mesma. Para saber mais sobre este fenômeno, aprender a reconhecê-lo e a cuidá-lo, continue lendo essas informações do umComo e descubra o que é o cio silencioso.

Passos a seguir:
1

O que é o cio silencioso

O cio norma das cadelinhas inclui quatro frases diferentes: proestro, estro, diestro e anestro. Em circunstâncias normais, é na fase de proestro que surgem os sinais que indicam o cio como o sangramento e o edema vulvar.

No caso do cio silencioso, esses sinais típicos do início do período estão ausentes, não havendo quaisquer sintomas. Na maioria dos casos, o cio seco não afeta a fertilidade da cadela mesmo que os sintomas não estejam presentes. As variações hormonais e a ovulação normais durante o cio estão presentes, mesmo que não existam indícios externos.

Apesar de essa ser uma situação bastante comum, o cio silencioso também pode ser sinônimo de casos de infertilidade, exigindo cuidados particulares. O início da fase proestro debe ser diagnosticado, assim como a fase estro (correspondente ao período fértil) que é a altura certa para cruzar os animais.

2

Como diagnosticar o cio silencioso

Se você deseja que a sua cadelinha se reproduza, é preciso estar atento aos sinais que ela apresenta pois, além da falta de indícios da fase proestro do cio, a cadelinha pode estar sem ovular.

Caso existam cães machos na propriedade, eles revelarão um interesse particular pela fêmea com o cio silencioso, cheirando e tentando montá-la. Caso não existam cães machos nas redondezas, você pode levar a cadelinha ao veterinário e diagnosticar o cio através de uma citologia vaginal - um exame simples realizado facilmente através da análise do material colhido. Este exame permite detetar o dia da ovulação, permitindo que o dono saiba quando a cadela pode cruzar.

Existem outros exames que podem confirmar se a fêmea esteve ou não com o cio através de dosagem hormonal em colheita de sangue. Isso indicará se a cadelinha se encontra na fase diestro, fase que surge após ao estro.

3

Como cuidar do cio silencioso

Os exames veterinários são a única forma de conhecer a situação da cadelinha com cio silencioso, caso os machos não revelem interesse nela. Caso você deseje saber qual é a fase do cio da sua cadela ou caso ela tenha mais do que um cio silencioso, o veterinário deverá fazer um diagnóstico da situação para que a fertilidade do animal não seja perdida.

Nesta situação, são recomendadas as citologias vaginais com base semanal ou a cada quinze dias durante um ano para que o cio seja detectado, mesmo sem sinais físicos.

4

Agora que já sabe o que é o cio silencioso, dê uma olhada nesses artigos sobre reprodução canina que podem ser do sue interesse:

Como saber se minha cadela vai dar cria

Quanto dura a gravidez de uma cadela

Como fazer minha cachorra engravidar

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é o cio silencioso, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.