O que é um carrapato branco

O que é um carrapato branco

Os carrapatos são um dos aracnídeos mais temidos, pois eles se deslocam com as suas vítimas, sem que ninguém dê por isso. Os carrapatos se alimentam do sangue que sugam das suas suas vítimas, que são geralmente animais, apesar de você também poder encontrar carrapatos presos em pessoas. À medida que se alimentam, eles vão crescendo e enchendo o saco, que é usado para armazenar o sangue. Os carrapatos se encontram cravados na pele. Eles são geralmente pretos e vão crescendo, ficando bem gordos. Mas por vezes os carrapatos aparecem com um cor diferente. O carrapato branco é geralmente dos maiores, mas será esta alguma espécie diferente? Em umComo vamos contar-lhe o que é um carrapato branco e qual é afinal a diferença dele para o carrapato comum.

A alimentação do carrapato

Os carrapatos atuam como parasitas e se alimentam do sangue das suas vítimas. Eles estão normalmente escondidos nos ramos mais baixos ou na grama mais alta e atacam os mamíferos quando eles passam. Este aracnídeo se prende na sua vítima, utilizando partes da boca ou quelíceras, com formato de gancho. Os carrapatos espetam a pele do hospedeiro e sugam sangue através de um tubo de alimentação. Eles ficam assim ligados à carne da vítima e se alimentam de todo o sangue que quiserem. Os carrapatos podem passar dias agarrados na sua vítima, se enchendo até que o saco não leve mais sangue. Nessa altura ele se desprende do hospedeiro, caindo.

Muitas vezes, depois de se alimentarem os carrapatos entram num estado de pseudo-hibernação. Com o sangue que ingere durante dias seguidos, o carrapato é capaz de sobreviver por períodos de tempo longos, sem se alimentar. O saco de sangue que os carrapatos carregam nas costas, sustenta eles, tendo todos os nutrientes que eles necessitam para sobreviver. Existem casos de carrapatos que estiveram vários anos sem voltar a comer.

Carrapato Branco

Mas o que é um carrapato branco afinal? Estes aracnídeos não são mais do que carrapatos comuns com a bolsa de alimentação completamente cheia. Os carrapatos ficam de tal modo empanturrados de sangue que os seus sacos, que reservam o sangue, se esticam até ao limite. Em condições normais, os sacos dos carrapatos são escuros, sendo normalmente marrons escuros ou pretos. Após vários dias se alimentando do sangue da vítima a bolsa fica completamente cheia e estica, ganhando uma cor branca acinzentada.

Os carrapatos de veado são conhecidos por serem brancos, exatamente por ficarem cheios, parecendo uma espécie de feijão branco com pernas. Estes carrapatos são encontrados em abundância por todo o muno mas sobretudo nos Estados Unidos, devido à existência de várias espécies de veados. Carrapatos habitam preferencialmente em zonas de floresta e junto à água. Nestas zona, estes aracnídeos esperam calmamente pela sua vítima, que esperam ser um animal volumoso e de sangue quente, como os veados.

Estas pestes são um ameaça para os campistas, para os nossos animais e até mesmo para nós. O ideal é evitar contacto com carrapatos, mas caso eles ataquem, é fundamental que eles sejam retirados da pele imediatamente. Não só porque eles sugam o sangue das vítimas mas também porque eles são vetores de várias doenças que colocam o hospedeiro em perigo.

Os carrapatos, além de serem a doença de Lyme, que tanto preocupa na América do Norte, eles são vetores de outras doenças prejudiciais. Nos Estados Unidos foi feito um estudo que revela que em 100 carrapatos, mais de metade carregava uma doença.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é um carrapato branco, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.