O que fazer quando cachorro tem medo de chuva

O que fazer quando cachorro tem medo de chuva

O seu amiguinho tem medo da chuva? Essa é uma situação comum que surge quando o barulho da água ou da tempestade vem e o cachorro revela ansiedade e estresse. Ele pode manifestar o seu receio fugindo, se escondendo em algum local ou até se aproximando do dono. Essa é uma reação normal, que pode ser controlada de diferentes formas. Como nem todos os dias nos abençoam com um sol radioso, esse é um conhecimento importante para você e para seu cachorro. Para saber o que fazer quando o cachorro tem medo de chuva, continue lendo esse artigo e acalme o animal.

Passos a seguir:
1

O que provoca o medo?

O medo da chuva é provocado pelo barulho que ela faz, especialmente se for acompanhada de tempestade. A audição dos cachorros é muito sensível, sendo que eles escutam os sons da chuva muitos mais alto do que nós. Alguns animais chegam a recusar comida e não sair para urinar ou defecar, de tão apavorados.

Assim, eles buscam um lugar seguro e confortável para se refugiar do som incômodo, podendo até, em alguns casos de desorientação, fugir de casa. Não sabendo o perigo que esse som representa, o cachorro interpreta o som como uma ameaça, ganhando medo.

Continue lendo para saber o que fazer quando cachorro tem medo de chuva.

2

Local tranquilo

Uma as melhores formas de tranquilizar um cachorro estressado com a chuva é levá-lo para um cômodo da casa mais silencioso e tranquilo, para que ele se sinta mais seguro. No entanto, se ele não quiser acompanhar você, procure não forçar, ou pode acabar fazendo com que ele associe os momentos de chuva a uma experiência ainda mais traumática.

Tentar agir de forma natural é essencial para que o seu melhor amigo perceba que esse barulho é uma situação normal que não apresenta nenhum perigo à sua segurança.

3

Petiscos

Se quiser mudar o foco dos barulhos que o assustam, ofereça um petisco. Essa é uma forma de distrair o seu companheiro da chuva, deixando-o feliz por receber uma guloseima. Assim, o cachorro vai associar o momento da chuva a algo positivo - o momento em que ele recebeu um petisco.

4

Atividades

Outra solução para que o seu cachorro não fique focando sua atenção na chuva é distraí-lo com atividades divertidas e prazerosas. Oferecer um brinquedo novo é uma boa ideia, mas usar o seu brinquedo favorito também resulta bem. Agir normalmente é a chave para que o seu medo desapareça gradativamente, por isso procure oferecer boas experiências para o animal sem revelar proteção excessiva.

5

Medicação

O medo da chuva pode ser tão intenso ao ponto do cachorro vocalizar, defecar, urinar, vomitar, pular, convulsionar, fugir. Isso acontece porque ele fica apavorado com algo que não conhece, não sabendo como agi ou até ameaçar sua integridade física. Nesses casos, mudar o foco do animal pode não resultar. O ideal é consultar um veterinário em casos muito severos para ele possa recomendar um calmante ou relaxante muscular e ficar com o cão até o problema passar.

Nota: Não administre medicamentos seus a um cachorro e procure a ajuda de um profissional.

6

Conclusão

Para que o cão perca o receio da chuva, a chave é desassociar o barulho da chuva ou trovoada a coisas perigosas e ruins, desviando a atenção. Coloque uma música relaxante, brinque e recompense o seu cachorro quando ele revelar que se está sentindo mais calmo. Quando você era criança e tinha medo de tempestades, seus pais faziam algo para desviar o foco do seu medo, concentrando em algo positivo como um delicioso bolo.

7

Agora que já sabe o que fazer quando cachorro tem medo de chuva, confira esses artigos e compreenda melhor o comportamento canino:

  • O que fazer quando o cachorro fica se mordendo
  • Por que meu cachorro fica me encarando

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando cachorro tem medo de chuva, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.