O que fazer quando o cachorro fica se mordendo

O que fazer quando o cachorro fica se mordendo
Imagem: myluckydog.ch

Muitos cães ganham o mau hábito de morder partes do seu corpo, como as patinhas ou a cauda. Existem diversas razões para o aparecimento desse comportamento, e identificar a origem é o primeiro passo para erradicar o problema. As soluções podem ser bastante simples mas, em alguns casos, pode ser necessário levar o seu pet ao veterinário. Negligenciar a compulsão do cachorro e deixá-lo morder o próprio corpo vai deixar a pele da região mordida mais grossa, podendo cair a pelagem e ulcerar. Antes de levar o seu amiguinho ao veterinário, dê uma olhada nessas dicas e descubra a origem e solução do comportamento. Saiba o que fazer quando o cachorro fica se mordendo, lendo esse artigo do umComo.

Passos a seguir:
1

Para perceber o que fazer quando o cachorro fica se mordendo, é necessário identificar a causa do problema. Dê uma olhada nas situações seguintes e procure sinais que identifiquem a origem da compulsão para saber como proceder.

2

Ectoparasitas

Mesmo que você não tenha encontrado pulgas no seu cachorro, é possível que carregue. Os cães que fazem alergia à picada de pulga (DAAP) podem desenvolver um processo alérgico com apenas uma ou duas mordidas do inseto. Essa alergia pode começar com coceira em qualquer parte do corpo antes de evoluir para sintomas mais sérios.

A presença de parasitas no animal deve ser controlada de perto. O uso de produtos para evitar ectoparasitas também é muito importante para manter o seu cachorro livre de bichos. Os produtos devem ser aplicados a cada 30 dias, mesmo nos meses de inverno. Dê banhos regulares no pet com shampoo antipulgas para que morram facilmente. Se for esse o problema, o pet deixará de se coçar.

Outro parasita que pode estar incomodando o seu animal é o carrapato. Eles sugam o sangue do cachorro, provocando uma coceira severa. Se desconfia que esse é o motivo da coceira e, consequentemente, das mordidas, invista em um pó para carrapatos e remova-os com calma para não magoar o animal. Ele vai parar de se morder, pois já não terá o incômodo do parasita.

Dica: Acesse esse artigo para saber como prevenir as pulgas e carrapatos.

3

Alergias

As alergias são outro motivo provável para o cachorro ficar se mordendo. As alergias comuns que provocam prurido e coceira incluem o pólen, os ácaros e os fungos, elementos comuns no ambiente dos cachorros. Enquanto que o pólen é um elemento sazonal, os ácaros e os fungos estão presentes na vida dos pets diariamente dentro de casa. Esse tipo de coceiras começa, geralmente, pela cabeça e pelas patas. Quando a coceira é muito forte, um banho frio em todo o corpo pode aliviar o pico de alergia.

As alergias alimentares também podem causar coceira e mordidas consequentes. Se a origem da alergia for essa, a única forma de combater o problema é mudar a alimentação do cão. EM pet shops especializados, existem rações hipoalergênicas com proteínas alternativas aos produtos do mercado que podem ser a solução.

Agora que já sabe o que fazer quando o cachorro fica se mordendo, faça os possíveis para livrar seu melhor amigo desse incômodo. Boa sorte!

Dica: Esse artigo explica como saber se o meu cão tem alergia alimentar.

4

Estresse

Alguns cães podem morder o seu corpo apenas porque estão entediados. Sempre que o animal apresentar esse tipo de comportamento, tente distraí-lo usando um brinquedo ou um petisco que demore para roer. Um animal estressado ou aborrecido deve concentrar suas energias numa atividade alternativa para evitar a compulsão de morder a própria pele.

Dica: Dê uma olhada nesse artigo para saber como reduzir o estresse do meu cachorro.

5

Solidão

A solidão é, frequentemente, a origem de compulsões provocadas por ansiedade. Se costuma deixar o seu pet sozinho durante o dia, levar o cão a interagir e brincar com outros cães pode resolver o problema. Outro cão também pode ser uma boa solução, desde que tenha o espaço e condições adequadas para albergar dois animais.

Sempre que possa, procure manter o cão ativo para que ele gaste a energia necessária para morder o próprio corpo. Se não tem tempo para estas atividades, procure uma pet creche. O animal estará cansado no final do dia, sendo pouco provável que se morda.

Dica: Confira esse artigo. Ele explica como saber se meu cachorro se sente sozinho.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer quando o cachorro fica se mordendo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.