O que fazer se encontrar um cão ferido

O que fazer se encontrar um cão ferido

Muitos de nós não sabemos bem como devemos agir caso encontrarmos um cão abandonado ou ferido no meio da rua ou em uma estrada. Na maioria das vezes queremos ajudar, ainda que não saibamos muito bem como. Por isso em umComo.com.br dizemos-lhe o que fazer se encontrar um cão ferido e quais os passos deve dar para prestar ao animal o auxílio que precisa.

Passos a seguir:
1

Tal como se encontrássemos um ser humano, se virmos um cão ferido a primeira coisa que temos de fazer é parar. Agora, é de vital importância não ficar nervoso. Uma parada brusca poderia assustar o animal ou inclusive provocar um acidente, de modo que o melhor é ir diminuindo a velocidade até encontrar um lugar para virar e voltar para estacionar onde não ponhamos em perigo pedestres ou veículos.

2

Tanto se encontrarmos o cão ferido na estrada como em plena rua, devemos ter em conta que, além de em mau estado físico, o cão deve estar muito assustado. De modo que a aproximação deve ser suave, tranquila, sem olhar diretamente nos olhos do animal, tentando evitar que sinta mais medo e aumente o seu nível de estresse.

3

É importante não tocar diretamente no cão ferido. Aproximamos nossa mão devagar, com a palma para abaixo, para que o cão possa cheirá-la. Se o animal nos aceita, podemos tentar acariciá-lo suavemente para tranquilizá-lo e que nos permita, na medida do possível, conhecer o alcance de suas lesões.

4

Se não temos nem ideia de como ajudar um cão ferido, porque não sabemos identificar o que ele tem ou como agir, o melhor é que chamar um serviço de resgate, a polícia ou a autoridade competente, pois eles saberão o que fazer. Cada caso variará dependendo da cidade onde você more.

5

Caso comprove que suas feridas permitem mover o animal, deve transportá-lo com muito cuidado a um serviço veterinário, onde lhe prestarão todas as atenções necessárias. De todas as maneiras, é importantíssimo que saiba que, no momento em que auxilia um animal e não encontra seu dono, o cão passa a ser responsabilidade sua, inclusive as despesas de veterinário e a obrigação de proporcionar comida e refúgio, para sempre ou até que encontre uma família de acolhimento.

6

Se isso for muito para você, pode pedir ajuda às associações protetoras de animais, para que providenciem medicamentos, ração, inclusive para que tentem encontrar uma família de acolhimento ou adoção. Mas o cão deverá permanecer com você até que outra pessoa se encarregue dele.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se encontrar um cão ferido, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.