O que fazer se meu animal de estimação se intoxicar

O que fazer se meu animal de estimação se intoxicar

Os cachorros e gatos são os animais de estimação prediletos na maior parte dos lares graças ao seu caráter alerta e brincalhão, e à sua enorme capacidade de ser uma grande companhia para adultos e crianças. Mas nossos animais precisam de muitos cuidados para garantir sua saúde e segurança. Além de uma boa alimentação e exercício, é muito importante manter as mascotes longe de plantas e alimentos que possam ser tóxicos, e estar preparados para reagir no caso de um acidente. Por isso, em umComo.com.br explicamos o que fazer se seu animal de estimação se intoxicar.

Passos a seguir:
1

Em nossos lares existem muitas plantas e alimentos tóxicos para os gatos e também para os cachorros, que podem desencadear reações de leves a graves dependendo da quantidade ingerida, o tipo de tóxico e o tamanho do animal.

Imagem: blogdasflores.com
2

É fundamental que desde pequeno, o gato e o cachorro sejam treinados para não morder ou brincar com as plantas e também para não comer alimentos que se encontram no chão da rua ou da casa. Desta forma evitaremos que perante qualquer descuido nosso animal de estimação se intoxique.

Imagem: gatospardos.wordpress.com
3

Dependendo do que o animal tiver ingerido, os sintomas da intoxicação podem variar, no entanto os mais comuns são: diarreia, vômito, excesso de saliva, problemas para respirar e hipertensão. Nem todos os alimentos ou plantas tóxicas produzem uma reação imediata, a maioria se manifesta algumas horas após consumir a substância, por isso muitos donos costumam pensar que se trata de qualquer doença comum e não de uma intoxicação.

4

Diante de um quadro similar, é muito importante determinar se é possível que o animal tenha consumido alguma planta, alimento ou substância tóxica que tenha ficado ao seu alcance. Muitos alimentos tóxicos produzem simplesmente transtornos digestivos que, uma vez eliminada a substância, não repercutem de forma importante em sua saúde.

No entanto em casos mais severos notaremos como nosso animal se apresenta apático e doente, nesse momento o mais importante é levá-lo imediatamente ao veterinário para uma revisão exaustiva, em especial se suspeitarmos que tenha ingerido algo.

5

É fundamental que se temos plantas em nosso jardim, varanda ou dentro de casa, saibamos exatamente seus nomes, desta forma se o animal se intoxicar poderemos explicar ao veterinário rapidamente que plantas temos em casa para que avalie os danos. Do mesmo modo que se deixarmos algum produto ou substância química ao seu alcance (produtos de limpeza, venenos para eliminar insetos, etc.), deveremos identificar seu nome e informar o médico.

6

Na maioria dos casos é impossível saber que dose nosso animal ingeriu, por isso é tão importante levá-lo a um veterinário quando suspeitamos de uma intoxicação ou nos casos em que os transtornos digestivos, a saliva excessiva ou os problemas respiratórios e cardíacos se apresentem de forma insistente. Nossa rápida e oportuna reação será importante para resguardar a vida do nosso animal.

7

Diante uma intoxicação o prognóstico normalmente é favorável se o animal for atendido a tempo, por isso não hesite em ir com sua mascote a um veterinário perante a mínima suspeita de intoxicação.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu animal de estimação se intoxicar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.