Partilhar

O que fazer se meu cachorro engasgar

O que fazer se meu cachorro engasgar
Imagem: nopatio.com.br

Certamente mais de uma vez você deve ter levado um susto ao ver que seu cão tossia e ficava espasmódico por causa de um engasgo. A verdade é que ficamos olhando o animalzinho aterrorizados e sem saber muito bem como agir para ajudar nosso amigo fiel; ainda por cima é uma situação que ocorre mais frequentemente do que gostaríamos. Em umComo.com.br te ensinamos o que fazer se seu cachorro engasgar.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cachorro está desidratado
Passos a seguir:
1

Muitos cães ansiosos demais com a comida costumam ser vítimas habituais desse mau momento. No entanto, que nosso cão engasgue com uma bolinha de ração ou com uma farpa de osso não é incomum. O importante, antes de qualquer coisa, é manter a calma para que nosso animal não se assuste mais ainda.

2

Se o cão notar que nós estamos nervosos, passaremos a ele a nossa própria ansiedade, quando ele já tem suficiente com a dele. Com esta atitude só conseguiremos que o cão fique estressado e que a ansiedade faça ele respirar mais rápido, o que poderia complicar muito o estado em que se encontra, ao aspirar o objeto e empurrá-lo ainda mais para dentro das vias respiratórias.

3

Por isso é fundamental que nós mantenhamos a calma. Fale com o cão em um tom tranquilo e acaricie seu amigo enquanto fala com ele. Isso o ajudará a ficar mais calmo e a concentrar-se na tarefa de expulsar o que impede que ele respire com naturalidade. Claro que fica descartado enfiar a mão na boca dele. O cão já tem dificuldade demais para respirar e se você enfiar a mão em sua goela, o pobre animal ainda terá mais dificuldade para puxar o ar.

4

Como nos humanos, a manobra de Heimlich salva vidas. Nos cães, você precisará proceder do seguinte modo: levante as patas traseiras de seu animal e prenda-as entre suas pernas. O cachorro ficará apoiado sobre suas patas dianteiras e com a cabeça para baixo. Abrace-o por baixo do diafragma e empurre até que a força do ar lance o objeto que tapava sua traqueia para fora.

5

Como você vê, manter a calma é tão importante quanto tentar que seu cachorrinho não fique ainda mais nervoso. Além disso, é muito útil ter sempre à mão o número de telefone do veterinário de emergência, caso seja necessária sua intervenção quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu cachorro engasgar, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre O que fazer se meu cachorro engasgar

O que fazer se meu cachorro engasgar
Imagem: nopatio.com.br
O que fazer se meu cachorro engasgar

Voltar ao topo da página