O que fazer se meu cão não quer beber água

O que fazer se meu cão não quer beber água

Seu cão deve beber água para se manter perfeitamente hidratado. Se notar que seu pet começa a beber cada vez menos água, a perda de líquido acabará provocando problemas de saúde graves, chegando a precisar, em casos extremos de soro. Se perceber este comportamento em seu cão, deverá agir o quanto antes para evitar que fique doente. Em umComo.com.br contamos a você o que fazer se seu cão não quer beber água.

Passos a seguir:
1

Cada cachorro é diferente e seus hábitos de ingestão de água variarão segundo a sua atividade física, o ambiente onde mora e a sua alimentação. Por exemplo, um cão muito ativo, que more em uma zona de muito calor e se alimente com ração que contenha bastante sal, com certeza que beberá mais água, porque precisará. É muito importante que observe os seus hábitos, e que sempre tenha ao seu livre alcance água fresca e limpa. Lembre-se de ver todos os dias as suas tigelas de água distribuídas pela casa, comprovar se precisa de água limpa e, se necessário, encher ou trocar.

2

Para saber se seu cão está desidratado, se não percebeu mudanças na quantidade de água, ou se você simplesmente passa tanto tempo fora de casa que é impossível saber com certeza, recomendamos a você que belisque a pele entre suas omoplatas. Se a pele voltar à sua forma normal rapidamente é porque está perfeitamente hidratado, mas se observar que o retorno é lento, isso mostra que seu pet não toma água suficiente.

3

Os motivos pelos quais seu cão não bebe água suficiente são diversos, vão desde o estresse, quando sofrem de ansiedade, ou inclusive doenças de tipo viral. A causa pode ser leptospirose, parvovirose, cinomose ou raiva, entre outras doenças que afetarão o seu escasso desejo ou necessidade de se hidratar. Também é possível que tenha algum tipo de ferida na boca ou nos dentes que lhe impeça de beber. A melhor forma de prevenir os problemas de hidratação é estar atento aos hábitos, e fazer um diário do que o seu cachorro bebe. Além disso, deve ter sempre água limpa e fresca que ele goste.

4

Quando souber que o seu cão não toma água suficiente, o que deve fazer é incentivar este hábito tão imprescindível para a sua saúde. Uma das formas de motivar o seu cão para que beba água, é comprar uma boa fonte de água para ele, e que tenha sempre água limpa, descalcificada e corrente que atraia a sua atenção.

Outro conselho para que consiga uma maior quantidade de líquido é que lhe alimente também com ração macia, já que costuma ter mais quantidade de água. Também pode acrescentar um pouco de água em sua comida habitual, para incorporar um extra de hidratação em sua alimentação. Ou inclusive, pode fazer um caldo especial para ele à base de carne e verduras sem sal; será um bom alimento e lhe contribuirá com uma boa dose de líquido.

5

Seja como for, se não consegue que seu cão beba, terá que ir ao veterinário e não demore muito, porque poderia ser tarde demais para tratar certas doenças. Lembre-se que a desidratação pode ser mortal para o seu companheiro, e pode ser um sintoma de que algo grave está acontecendo. Seja prudente e consulte o seu veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu cão não quer beber água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.