O que fazer se meu gato está com prisão de ventre

O que fazer se meu gato está com prisão de ventre
Imagem: neorigami.com

Assim como os humanos, os gatos podem sofrer de prisão de ventre. Esta patologia evidencia várias mudanças que podem ser refletidas na alimentação, na conduta, no humor e até no ambiente. Diante de um caso de prisão de ventre, o felino pode ser levado ao veterinário, mas primeiramente é importantes que saiba o que fazer se seu gato está com prisão de ventre. Em umComo, explicamos com detalhes.

Mudanças na conduta

O primeiro a se fazer é observar a conduta do gato. Se seu animal de estimação não puder defecar, ficará nervoso e seu comportamento mudará. É importante exercitar o animal para que o sistema intestinal funcione e, dessa forma, seja mais fácil soltar os dejetos.

Remédios caseiros

Se seu gato for de pelo longo, é possível que durante a sua higiene ingira muitos pelos, o que pode causar a formação de bolas que causarão dificuldade para defecar. Se estiver vomitando, é normal, mas se não puder fazer suas necessidades, deve-se adotar algumas medidas. Dê ao felino uma colher de chá pequena de vaselina mensalmente, que lhe ajudará a expulsar as bolas de pelo. Também pode ser administrado algum remédio caseiro, como um laxante para animais.

Tratamento

Caso a prisão de ventre seja crônica, é oportuno examinar se ocorre em virtude de uma alimentação incorreta, falta de movimento, ou pela ingestão de pelos ou de algum objeto. Leve-o imediatamente ao veterinário, uma vez que, se o felino não defeca há vários dias, é possível que precise de uma cirurgia ou dilatação do cólon.

Este processo só pode ser realizado por profissionais e a dieta do animal de estimação terá que mudar totalmente, já que deverá consumir alimentos macios.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato está com prisão de ventre, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Conselhos
  • O gato deve ter uma dieta equilibrada e que contenha fibra.
  • Ele deve sempre ter sua tigela de água.