O que fazer se meu gato manca

O que fazer se meu gato manca

Se você acaba de se dar conta de que seu gato manca, deve saber que mancar não é uma doença em si mesmo, mas que é um sintoma de alguma doença que seu gato padece: desde que lhe tenha picado uma abelha até que tenha algum osso quebrado. O primeiro que deve fazer é determinar a causa para mancar, deste modo, poderá ajudar que seu pet se recupere o antes possível.

Em umComo.com.br queremos mostrar a você o que fazer se seu gato manca para que possa sanar isso o quanto antes e lhe ajudar a que volte a caminhar com normalidade.

As causas para mancar de um gato

Como já comentamos as causas para que um gato manque podem ser muito dispersas; a seguir detalhamos para você as principais para que saiba o que fazer se seu gato manca e assim possa lhe ajudar a que se recupere mais rapidamente.

  • Feridas nas almofadas (que é a parte macia que têm na palma das patas)
  • Infecções nas extremidades
  • Lesões nas unhas ou nas patas
  • Hematomas por causa de uma pancada forte
  • Problemas nas articulações
  • Fraturas ou rompimentos de algum osso ou músculo
  • Tumor

Examine seu gato

Para saber que fazer se seu gato manca é recomendável que examine a zona para poder determinar a causa. Quando observar a zona dolorida deverá procurar algum elemento externo que possa ser o causador para mancar, como por exemplo, algum espinho que tenha ficado espetado, algum objeto estranho que tenha ficado entre as almofadas, etc.

Se observar que seu gato tem feridas nas patas, pode ser porque caminhou sobre alguma região com vidros quebrados ou elementos perfurantes; estas feridas nos gatos costumam se curar sozinhas.

Se não descobriu nenhum elemento estranho, o seguinte que tem que procurar é se seu gato tem a parte inflamada; se assim for, pode ser que manque devido a alguma picada de uma abelha cujo ferrão é altamente recomendável que extraia com suas unhas ou com pinças. A inflamação também pode ser resultado de que tenha feito uma torção ou tenha alguma extremidade quebrada; se esta é sua suspeita, o melhor é que vá ao veterinário para que examine em detalhe.

A reabilitação dos gatos

Assim como uma pessoa, os animais também precisam de um período de recuperação depois de uma lesão. Por isso, se seu gato tinha uma torção ou algum osso quebrado, é imprescindível que para se recuperar 100% siga umas regras de reabilitação que deverão ser marcadas por seu veterinário.

A reabilitação pode consistir em que seu gato faça uns exercícios concretos para exercitar a parte lesionada, ou também pode ser que deva fazer repouso; em qualquer caso, sempre será um profissional quem deva ditar o que fazer.

Nossa recomendação

Se após ter examinado a zona, continua sem saber o que fazer se seu gato manca, recomendamos a você que visite seu veterinário para que determine a causa exata para mancar. A opinião de um profissional sempre é importante e contribuirá para que seu gato viva uma vida sã e saudável.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato manca, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.