O que fazer se meu gato não quer comer

O que fazer se meu gato não quer comer
Imagem: pixabay.com

A maioria dos gatos sabe racionar a própria comida deles e tal como o fariam em ambiente selvagem, comem cerca de 10 ou mais refeições por dia. No entanto, nem todos aprendem esta habilidade e devemos proporcionar as quantidades de comida adequadas para evitar um dos problemas mais comuns em gatos de apartamento: a obesidade. Se você observar que seu felino come menos do que o habitual ou que deixou de comer, provavelmente terá ocorrido algo com ele que provocou esta nova conduta. Se não sabe o que fazer se o seu gato não quer comer, continue lendo este artigo do UmComo e descubra.

Passos a seguir:
1

Uma das causas que pode estar causando a falta de apetite no seu gato pode ser a comida. Você mudou recentemente sua alimentação? Se é assim, talvez não goste do sabor desta nova comida e por isso a recusa. Ainda que não a tenha mudado recentemente, é sempre aconselhável começar por aqui para se certificar de que é esta ou não a causa.

Idealmente você não deve mudar a ração de repente para que o gato não estranhe e se recuse a comer. Comece por juntar as duas rações e vá progressivamente diminuindo a quantidade de ração antiga que coloca no prato até ao dia em que verifica que o seu gato já come bem a nova ração e coloca apenas essa.

2

Se o seu gato come sempre normalmente, você não mudou a alimentação e de repente deixou de comer, o mais aconselhável é que o leve a um veterinário para que o examine. A perda de apetite pode ser sintoma de que você sofre de alguma doença. A anorexia é o primeiro sinal clínico de quase todas as doenças, entre elas a leucemia, parasitas ou doenças infecciosas.

3

Se você o levou ao veterinário e seu gato está saudável, experimente misturar comida seca com úmida para dar-lhe um toque mais atraente e atraí-lo para ela. Outro truque que não costuma falhar é a comida enlatada, com os nutrientes e proteínas adequados para seu felino, com potenciadores de sabor. Se vai mudar sua comida porque está enjoado ou não gosta, lembre-se de que deve fazê-lo misturando ambas as comidas e, pouco a pouco, retirar a antiga para deixar apenas a nova.

Os patês, para além de terem um sabor que a maioria dos gatos ama, são constituídos por uma grande quantidade de água, o que ajuda na hidratação do seu felino!

Imagem: animalmascota.com
4

Sobretudo, não dê a seu gato de sua comida já que isto poderia ser a causa da sua falta de apetite. Os felinos, ao contrário dos cachorros, têm um paladar mais fino e não é de estranhar que deixem de comer se provaram algum alimento que gostam mais do que o seu alimento anterior.

Se você optar por oferecer para o seu felino uma dieta totalmente caseira, deve consultar o seu veterinário ou mesmo um especialista em nutrição animal porque é imprescindível garantir que você fornece na dieta do seu gato os os nutrientes que ele precisa, vitaminas, aminoácidos essenciais etc. Se pretende seguir dando ração para ele, relembre que os petiscos de "comida humana" podem fazer com que ele deixe de querer a comidinha dele.

5

Outro fator que pode estar afetando o apetite de seu gato é que tenha entrado em um estado de estresse ou ansiedade. Os felinos são animais muito tranquilos que requerem um lugar que se adapte a esta característica e onde possa relaxar. Identifique a origem do problema e tente modificar o meio para deixá-lo mais tranquilo, bem como dar-lhe de comer em um espaço em que esteja sozinho, longe de outros animais se tiver. Se tem mais gatos ou cachorros, isto pode estar gerando concorrência entre eles na hora de comer.

Cada animal deve ter o seu próprio pote de comida. O mesmo se aplica à caixinha de areia. Os especialistas em comportamento felino afirmam que o ideal é ter n+1 caixas de areia, sendo que n é o número de gatos. Ou seja, se você tem dois gatos, deveria ter 3 caixas de areia.

6

Verifique se apresenta outros sintomas além da falta de apetite, como mucosidade, lacrimejamento, gengiva inflamada, náuseas, vômito, diarreia, etc. Se apresentar algum deles, seu gato pode ter conjuntivite, infecção na boca, parasitas, rinotraqueíte, insuficiência renal ou qualquer das doenças mais comuns em gatos. Por isso, você deve levá-lo ao veterinário imediatamente e iniciar o tratamento mais adequado.

Imagem: pixabay.com

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato não quer comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.