menu
Partilhar

O que fazer se meu gato tem diarreia

O que fazer se meu gato tem diarreia
Imagem: pixabay.com

Quando um gato tem diarreia, pode ser sintoma de alguma patologia ou doença mais grave ou simplesmente a resposta a um abuso ou desequilíbrio alimentar. Em qualquer caso, o mais aconselhável é ir ao veterinário para que o examine e descarte a possibilidade de que sofre de alguma doença. Além disso, há algumas recomendações que devem ser seguidas para regenerar sua flora intestinal com sucesso e não danificá-la ainda mais. Se quer saber o que fazer se o seu gato tem diarreia, continue lendo este artigo de umComo.com.br e descubra.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a diarreia em gatos
Passos a seguir:
1

A primeira coisa que devemos ter em mente é que não devemos medicar o gato por conta própria sem ter consultado antes um veterinário. Ainda que possa parecer um problema de baixa gravidade e fácil solução com antibióticos e antidiarreicos, não é assim. Caso o tipo e a origem da diarreia sejam desconhecidos, administrar estes medicamentos ao seu felino pode provocar um desequilíbrio da flora intestinal ainda maior e transformar uma diarreia leve em uma grave, por exemplo.

2

Para identificar se um gato tem diarreia, devemos observar se produz defecações macias ou líquidas e de forma repetida. Quando isto acontece, é importante tentar encontrar a causa, ainda que muitas vezes seja difícil. O mais normal é que nosso gato tenha uma diarreia aguda provocada por um mudança de alimentação, estresse, ansiedade, excesso de comida, alimento estragado ou, inclusive, intolerância. O melhor é recolher algumas mostras e levar ao veterinário para que as examine e averigue se tem parasitas ou a causa é uma das anteriores.

3

Segundo os veterinários, o mais eficaz para combater a diarreia aguda é o jejum e uma dieta macia. Assim, nosso gato deverá ficar sem comer nada durante 24 ou 48 horas, em função da intensidade da diarreia (leve ou grave). Passado este tempo, deveremos preparar-lhe uma dieta macia à base de frango e arroz fervidos ou comida de gatos especial para este tipo de dietas, e muita água. Deverá dar ao seu gato pequenas rações desta comida várias vezes ao dia durante alguns dias. Consulte este artigo para saber quais são os alimentos tóxicos para os gatos.

4

É importante respeitar as horas de jejum para não perturbar a regeneração das células intestinais do gato e o correto desenvolvimento da flora bacteriana. A comida de felino não permite a adequada reposição da flora intestinal com bactérias, de maneira que, se lhe damos de comer durante este período, não eliminaremos o problema do desequilíbrio da flora intestinal. A flora bacteriana é a que se encarrega de metabolizar os alimentos e absorver os nutrientes ingeridos pelo gato.

5

Se com o tratamento anterior seu gato continuar tendo defecações macias repetidas, trata-se de uma diarreia crônica. A maioria das vezes, este tipo de diarreia vem acompanhada de outros sintomas, como vômitos, febre, perda do apetite ou de peso. Nestes casos, devemos ir ao veterinário já que, repetidos, podem ser sintomas de outra patologia. Em função da causa da diarreia crônica, o veterinário iniciará um tratamento baseado em antibióticos com doses específicas.

6

É aconselhável que, antes de iniciar a dieta macia, limpe bem a tigela de comida e de água onde ele costuma comer a fim de evitar uma recaída.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato tem diarreia, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

O que lhe pareceu o artigo?
3 comentários
A sua avaliação:
Cleusa
Meu gatinho tem 4 meses, desde um mês e meio ele tem diarreia, cocô bem pastoso, suja seu pelo o tempo todo e chega a grudar, o odor é horrível. Dei remédio de verme, ele deu uma caída. Seu ânus está bem sofrido. troquei a ração para (special cat) ele está mais esperto, mas a diarreia continua. Não tenho dinheiro para leva-lo ao veterinário, por favor me ajude no que fazer, ele precisa de carinho, mas não posso dar, porque tenho medo de ser contaminada. O nome dele é Tum Tum, vem correndo quando eu chamo. Ele é lindo! .Dou banho quando posso. Obrigada!
Cassia
O que devo da quando meu gato está com diarréia
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Cassia! Pode saber mais sobre a diarreia em gatos e como o deve alimentar nesta situação aqui: https://www.peritoanimal.com.br/a-diarreia-em-gatos-20142.html
cleide
boa noite,minha gata teve 4 filhotes a 1 mês.1 morreu a alguns dias atras,e tem outro filhote doente com os mesmos sintomas:diarréa,não mama,os olhos parecem estar feridos,fica o tempo todo deitada.parece febril(o corpo dela está quente),ela(o filhote doente)começou com esses sintomas alguns dias depois que o outro morreu.será que se trata de alguma doença contagiosa?não sei o que fazer... Tem outro filhote que está bem até o momento,brinca normalmente.

O que fazer se meu gato tem diarreia
Imagem: pixabay.com
O que fazer se meu gato tem diarreia

Voltar ao topo da página