O que fazer se meu gato tem lombriga

O que fazer se meu gato tem lombriga

É seu animal de companhia favorito. Sempre está aí: para o melhor e o pior. Mas se ultimamente percebe que seu gato está com menos vitalidade, que reduziu seu apetite e que pode dormir durante horas, pode ser que seu gato esteja com lombriga. Em umComo.com.br damos as orientações a seguir se quiser saber o que fazer se seu gato tem lombriga. Cuide da sua mascote!

Passos a seguir:
1

O primeiro passo é saber como o gato contraiu lombriga. Os gatos pequenos podem ter lombriga porque sua mãe também as tinha, neste caso, os gatos herdam os parasitas de sua mãe. Também pode ser que, como os gatos são muito brincalhões, outros gatos lhes tenham passado suas lombrigas.

Os gatos mais adultos podem contrair lombriga mediante a ingestão das fezes de outros gatos que estejam infectados ou pelo contato com outros animais (sejam gatos, ratos ou roedores) que também tenham lombriga.

2

O segundo passo é saber como são as lombrigas dos gatos. São vermes intestinais que não são visíveis a olho nu e que precisam de um exame de laboratório para poder determinar se existem ou não.

Os tipos mais comuns de lombrigas nos gatos são as tênias e as lombrigas intestinais; as primeiras podem ser descobertas ao examinar as fezes de seu gato, você pode ver pequenos pedaços arredondados e de cor branca, parecidos com um grão de arroz.

3

O terceiro passo é conhecer os sintomas das lombrigas em um gato para descobrir se o seu tem esta infecção. O mais comum é que o pelo do gato fique pouco brilhante e pouco saudável, também pode ser que o gato esteja mais dorminhoco do que nunca e com pouca vontade de se movimentar; outro sintoma são as gengivas pálidas ou os vômitos e diarreias do gato.

4

Se o seu gato apresenta algum dos sintomas explicados no ponto anterior, pode ser que tenha parasitas intestinais. Para descobri-lo, terá de fazer uma série de revisões que ajudarão você a determinar se ele é um gato com lombrigas.

Primeiro verifique o ânus do gato, pois pode ser que alguma tênia ou lombriga esteja colada à pele do animal. Também é recomendável que examine as fezes do gato para determinar se tem ou não lombriga; ao contrário das lombrigas dos humanos, as lombrigas dos gatos costumam ser redondas e de uma cor branca ou marrom.

5

Se após ter feito as verificações oportunas você confirmar que seu gato tem lombriga, pode tentar curá-lo com um remédio caseiro contra lombrigas de gatos que é menos agressivo que a medicação tradicional.

O remédio consiste em aplicar óleo da árvore do chá no ânus do gato para ajudar a eliminar os parasitas intestinais de forma externa. Para atacar desde a raiz, o melhor é deixá-lo um dia inteiro em jejum, lhe fornecendo só água com 2 colheres de vinagre de maçã. No dia seguinte do jejum, e durante as duas semanas seguintes, deverá misturar em sua comida uma colher de alho.

6

É recomendável que visite seu veterinário se perceber que seu gato tem lombriga pois, além do remédio caseiro que acabamos de explicar, existem também medicamentos de farmácia que podem ajudar seu gato com lombriga. Estes remédios são vendidos somente com receita médica, de modo que vá ao seu veterinário de confiança para que ele consulte seu mascote e determine o tratamento a seguir.

7

Advertência:

Se tiver um gato com lombriga, lave as mãos caso tenha tocado o animal, e tire os excrementos da terra no momento de fazer as evacuações.

As lombrigas dos gatos podem passar aos seres humanos de modo que assim que detectar que seu gato as tem, trate-as de imediato.

Todos os medicamentos para desparasitar os gatos são veneno: antes de fornecer-lhe algum, deve consultar um veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se meu gato tem lombriga, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.