O que fazer se o meu cachorro não quiser comer

O que fazer se o meu cachorro não quiser comer

Alguns cachorros têm um apetite bastante voraz, estão sempre dispostos a comer tudo, mas às vezes aborrecem-se simplesmente de provar sempre o mesmo e chegam ao ponto em que se recusam comer. Quando isto acontece, os donos preocupam-se com a saúde do seu animal de estimação, por isso em umComo.com.br damos-lhe alguns conselhos para que saiba o que fazer se o seu cachorro não quiser comer o seu alimento.

Passos a seguir:
1

A solução pode ser mais simples do que parece, às vezes o seu cachorro não gosta do alimento que está a comer, nunca gostou, mas apenas o comia porque não tinha outra opção, até ao ponto em que decide não o comer mais. Por isso, quando isso acontecer, uma boa ideia é mudar o sabor e inclusive a marca e experimentar se gosta mais. Em umComo damos-lhe algumas dicas para escolher a comida do seu cachorro.

2

Perante uma perda de apetite a opção não é dar-lhe alimento humano, é óbvio que este lhe parecerá mais delicioso mas não contém os nutrientes e as vitaminas que o seu cachorro precisa. Além disso podia deixá-lo doente, por isso não substitua a ração pela comida preparada por si, esforce-se por encontrar o sabor correto da ração.

3

Pode misturar os alimentos, usar dois tipos de alimentos diferentes ou alimento seco e enlatado, um pela manhã e outro à noite ou mudá-los durante a semana, isto permitirá que ele sinta uma maior variedade e ficará mais entusiasmado.

4

Outra forma de saber o que fazer se o cachorro não quer comer é escolher alimentos com cheiros que possam ser atrativos para o seu cachorro, pois quanto mais fortes forem os aromas mais desejo terá o animal de comer.

5

Durante as primeiras mudanças e testes da nova comida fique próximo do seu animal de estimação enquanto este come, às vezes eles gostam da nossa companhia para comer e por isso devemos ficar próximos deles enquanto comem. Pode ser uma nova estratégia para recuperar o seu apetite.

6

Lembre-se que é normal que os cachorros se cansem de comer sempre o mesmo alimento, por isso não espere pela perda de vontade para mudar de alimento, pode ir variando ao combinar os diferentes tipos de alimentos ou então mudar a cada poucos meses para um novo.

7

Além do seu cachorro não gostar da ração que lhe dá, podem existir outros motivos pelos quais o cachorro pode não quer se aproximar da sua comida. Por exemplo, o calor, o estresse ou as mudanças bruscas podem fazer com que o cachorro perca o apetite. Outro dos fatores pode ser que o seu cachorro tenha algum tipo de doença na boca e, por isso, não queira comer.

Também pode ser que o seu cachorro tenha anorexia, ou seja, que não queira comer devido a outro tipo de doença mais grave como pode ser a perda de olfato ou algum desajuste no sistema nervoso. Os tumores ou os problemas renais também podem fazer com que o seu cachorro não queira comer.

Por isso, é importante que, se depois de seguir os conselhos que lhe indicamos antes, o seu cachorro continua sem se aproximar da comida, consulte um veterinário o quanto antes para saber se se trata de um problema mais grave.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cachorro não quiser comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.