O que fazer se o meu cachorro tiver Leishmaniose

O que fazer se o meu cachorro tiver Leishmaniose

A leishmaniose canina é uma doença parasitária grave no cachorro, causada por um parasita (protozoários microscópicos) denominado Leishmania. Neste artigo de umComo.com.br queremos explicar-lhe o que deve fazer, como se transmite e os efeitos secundários da Leishmaniose.

Passos a seguir:
1

Embora dependa de cada cachorro a afetação da leishmaniose, às vezes nem sequer se apercebem e o cachorro parece estar totalmente saudável. Por isso, é importante realizar ao animal uma análise de sangue periódica (uma vez por ano, no outono) para efetuar o exame específico (denominada IFI) para detetar esta doença.

2

Normalmente, o primeiro sintoma clínico mais habitual é a perda de pêlo, especialmente à volta dos olhos, orelhas e nariz. À medida que a doença vai avançando, o cachorro perde peso embora não perca o apetite.

3

A Leishmania causadora da doença é transmitida pela fêmea de um tipo de mosquito (Phlebotomus). Este inseto pica um cachorro doente, incuba durante uns dias o parasita e pica então um cachorro saudável transmitindo-o.

4

A Leishmaniose é uma doença incurável de momento no cachorro, mas não se assuste por isso, pois se se diagnosticar a tempo pode-se manter o animal feliz durante anos, sem sofrimento para ele, pois o parasita fica "adormecido" pelo tratamento (embora não desapareça) e deixa de "incomodar". Por outro lado, uma vez que o cachorro esteja em tratamento deixa de ser transmissor.

5

Também não se tem de preocupar pela transmissão da leishmaniose ao ser humano, uma vez que acontece rara a vez e ocorre através da picada de um mosquito e nunca por contato direto com o cachorro. Além disso, no homem a doença tem fácil tratamento e curação. O mosquito picará primeiro um cachorro que uma pessoa, pelo que ter um animal em casa protege-nos contra a doença.

6

Na primavera e no verão, a partir das oito da tarde, aplique repelente de mosquitos no pescoço do animal, onde não se consiga lamber, ou meta-o em casa, uma vez que é nestas horas e durante a noite que este mosquito está ativo. Tenha especialmente atenção se viver numa área mediterrânea ou se for de férias para uma zona assim com o seu cachorro, pois nesta zona a doença é endêmica.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cachorro tiver Leishmaniose, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.