Os cachorros agressivos

O que fazer se o meu cão for agressivo

O que fazer se o meu cão for agressivo

A agressividade canina é um dos problemas mais frequentes de comportamento, tanto em fêmeas como em machos, e costuma ser uma preocupação muito comum entre os donos de animais. Antes de mais nada deve saber que a maior parte destes problemas de agressividade têm solução, pois com afeto, paciência e educação, o seu cão deixará de se comportar de forma violenta. Em umComo.com.br contamos para você o que fazer se o seu cão for agressivo.

Também lhe pode interessar: O que fazer se meu cachorro não quer andar

Passos a seguir:

1

A primeira coisa que deve saber é que pode ser que seu cão tenha um comportamento agressivo porque está doente, por isso se notar que se comporta de forma anormal leve o cachorro ao veterinário. Pode haver uma causa orgânica por detrás desta agressividade, como patologias encefálicas, disfunção hormonal ou inclusive epilepsia, entre outras. Também pode ser consequência de algum tipo de dor crônica ou aguda; muitas das consultas sobre agressões acabam com um tratamento que coloca fim a este comportamento.

O que fazer se o meu cão for agressivo - Passo 1
2

O segundo passo é aprofundar no comportamento do seu cão para estabelecer o tipo de agressividade. Existem muitos tipos de violência canina e cada uma deve ser tratada de uma forma concreta. Não há um remédio que sirva para tratar todos os problemas de agressividade e o melhor é recorrer a um profissional em comportamento canino para que examine o seu animal e determine a origem do seu problema. É importante saber que existe um tipo de agressividade que é normal nos cães e está baseada na natureza deles.

O que fazer se o meu cão for agressivo - Passo 2
3

Os cães são animais que vivem em manadas e podem usar a agressividade por diferentes motivos:

  • Para conseguir ou manter sua posição social.
  • Para defender seu território de ameaças externas.
  • Para proteger sua comida e seus filhotes.
  • Ou simplesmente por medo.

Inclusive o chefe da manada pode ser agressivo para controlar ou castigar os comportamentos inapropriados do resto do grupo. É um comportamento natural que regula as relações entre toda a manada e torna possível a sua sobrevivência, mas em um meio doméstico pode supor um problema.

Quando o seu cachorro entra na família costuma considerar que vocês são parte do seu grupo, por isso se comporta da mesma forma. Portanto é fundamental demonstrar rápido quem manda em casa e deixar claro o que pode ou não pode fazer. Em umComo contamos a você como adestrar um filhote para que saiba marcar os limites desde o primeiro momento.

O que fazer se o meu cão for agressivo - Passo 3
4

Um bom conselho para evitar o comportamento agressivo do seu cão é tentar que não sofra estresse. As situações estressantes são um detonante que pode despertar a sua agressividade: os barulhos, as reuniões com muita gente ou com mais cães e o medo podem despertar os seus medos e provocar uma reação combativa.

Muitas vezes um cão pode ser agressivo porque foi privado de algum objeto que adorava, por exemplo, no caso de artigos pessoais é conveniente oferecer algum prêmio interessante em troca da peça que o deixa louco. Deve ser uma troca de valor para seu cão.

O que fazer se o meu cão for agressivo - Passo 4
5

Nunca use a violência nem nenhum tipo de castigo para parar o comportamento agressivo do seu cão. Os castigos físicos são muito pouco eficientes e aumentarão o medo do seu cão e, consequentemente, isso será um estímulo para que se defenda com alguma reação inesperada e violenta. Este tipo de castigo também não funciona para corrigir o comportamento territorial, de fato a sua resposta pode ser ainda pior ao se sentir ameaçado.

Também não se recomenda despertar o comportamento agressivo com brincadeiras caninas que incitem o seu comportamento dominante. Por exemplo, jogos como cabo-de-guerra, que motivam o seu animal a puxar uma corda.

O que fazer se o meu cão for agressivo - Passo 5
6

E por último, é fundamental que toda a família chegue a um acordo para ter regras que sejam aceites e cumpridas por todos. Todos devem seguir as mesmas regras e ninguém deve permitir nada que não deva ser permitido. É preciso tentar não confundir o seu animal e a sua coerência é fundamental: se um deixar fazer algo e outro castigar, no mínimo pode desencadear desconfiança e reações violentas.

Toda a família deve entrar em um consenso com as regras da casa: não vale de nada que uma pessoa deixe o cão fazer algo mas a outra não. Confundir o cão torna-o agressivo porque enquanto um não diz nada, outro castiga por fazer exatamente a mesma coisa. Isso cria desconfiança no cão em relação a vocês, não sabe o que esperar e isso cria ansiedade.

O que fazer se o meu cão for agressivo - Passo 6
7

Outros conselhos que pode colocar em prática se o seu cão for agressivo é dar a quantidade de exercício físico que precisa fazendo com que ele passeie, corra, brinque, se relacione com outros cães e pessoas no parque, na rua, na praia... Não há nada que faça um cachorro mais feliz do que explorar novos territórios. Além disso, também é bom que saiba que a esterilização do cão costuma diminuir seu comportamento violento, assim como o nível de ansiedade por conseguir uma companhia sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cão for agressivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
2 comentários
A sua avaliação:
Leonardo Almeida
Moro em um sitio, tenho dois bader colli, um com 3 anos, que só corre quando a gente chama ele, acho que é porque eu chamava ele para prender a noite. Mas o outro com nove meses está comigo a três meses, sempre anda atrás de mim, mas ultimamente está matando as galinhas do vizinho que ficam soltas. As minhas ficam pressas. Tive que prende-lo. Estou pensando soltar minhas galinhas com ele preso ou comigo na guia para ver se acostuma, ele se mostra agressivo e ciumento com os outros cachorros e pessoas, isso também me preocupa, pois ja avançou nos meus netos de 8 anos. Como devo agir?
Editor umComo.com.br
Oi Leonardo! Você já testou as orientações do artigo?
Lais do Rocio
Olá, tenho uma cachorra vira lata alta e beje, ela se mostra agressiva quando alguém chega em casa pula e morde devagar, sei que ela quer brincar e não morder, acredito que ela seja assim pois fica sozinha a tarde toda e também não come muito e late bastante pra qualquer coisa. Moro em condomínio o que faz com que ela conviva com movimento de carros e pessoas entrando e saindo isso a deixa estressada, não sei oque faço com ela sei que não é agressiva apenas tem medo como li aqui na matéria, "o que fazer se o meu cão for agressivo", se puderem me responder no email e me dar mais dicas ficaria feliz agora que sabem que tipo ela é. Obrigado, Lais.
Redação umCOMO (Editor/a de umCOMO)
Oi Lais! Desde já agradeço o seu comentário. Quando diz que a sua cadela morde, está se referindo a pequenas mordidinhas certo? Se for assim, esse é um comportamento normal, pois ela está apenas contente de alguém chegar a casa, especialmente você. Mas para ajudar a que a sua cadela diminua esse comportamento ansioso, que não é nada benéfico para ela, vou deixar-lhe aqui dois links de artigos que poderão ajudar você: http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-deixar-seu-cachorro-sozinho-15852.html http://animais.umcomo.com.br/articulo/como-lidar-com-a-ansiedade-por-separacao-dos-caes-22751.html Se tiver mais alguma dúvida não hesite em perguntar. Boa sorte com sua cadelinha e continue acompanhando a nossa página :)
1 de 7
O que fazer se o meu cão for agressivo