O que fazer se o meu cão for agressivo

O que fazer se o meu cão for agressivo

A agressividade canina é um dos problemas mais frequentes de comportamento, tanto em fêmeas como em machos, e costuma ser uma preocupação muito comum entre os donos de animais. Antes de mais nada deve saber que a maior parte destes problemas de agressividade têm solução, pois com afeto, paciência e educação, o seu cão deixará de se comportar de forma violenta. Em umComo.com.br contamos para você o que fazer se o seu cão for agressivo.

Passos a seguir:
1

A primeira coisa que deve saber é que pode ser que seu cão tenha um comportamento agressivo porque está doente, por isso se notar que se comporta de forma anormal leve o cachorro ao veterinário. Pode haver uma causa orgânica por detrás desta agressividade, como patologias encefálicas, disfunção hormonal ou inclusive epilepsia, entre outras. Também pode ser consequência de algum tipo de dor crônica ou aguda; muitas das consultas sobre agressões acabam com um tratamento que coloca fim a este comportamento.

2

O segundo passo é aprofundar no comportamento do seu cão para estabelecer o tipo de agressividade. Existem muitos tipos de violência canina e cada uma deve ser tratada de uma forma concreta. Não há um remédio que sirva para tratar todos os problemas de agressividade e o melhor é recorrer a um profissional em comportamento canino para que examine o seu animal e determine a origem do seu problema. É importante saber que existe um tipo de agressividade que é normal nos cães e está baseada na natureza deles.

3

Os cães são animais que vivem em manadas e podem usar a agressividade por diferentes motivos:

  • Para conseguir ou manter sua posição social.
  • Para defender seu território de ameaças externas.
  • Para proteger sua comida e seus filhotes.
  • Ou simplesmente por medo.

Inclusive o chefe da manada pode ser agressivo para controlar ou castigar os comportamentos inapropriados do resto do grupo. É um comportamento natural que regula as relações entre toda a manada e torna possível a sua sobrevivência, mas em um meio doméstico pode supor um problema.

Quando o seu cachorro entra na família costuma considerar que vocês são parte do seu grupo, por isso se comporta da mesma forma. Portanto é fundamental demonstrar rápido quem manda em casa e deixar claro o que pode ou não pode fazer. Em umComo contamos a você como adestrar um filhote para que saiba marcar os limites desde o primeiro momento.

4

Um bom conselho para evitar o comportamento agressivo do seu cão é tentar que não sofra estresse. As situações estressantes são um detonante que pode despertar a sua agressividade: os barulhos, as reuniões com muita gente ou com mais cães e o medo podem despertar os seus medos e provocar uma reação combativa.

Muitas vezes um cão pode ser agressivo porque foi privado de algum objeto que adorava, por exemplo, no caso de artigos pessoais é conveniente oferecer algum prêmio interessante em troca da peça que o deixa louco. Deve ser uma troca de valor para seu cão.

5

Nunca use a violência nem nenhum tipo de castigo para parar o comportamento agressivo do seu cão. Os castigos físicos são muito pouco eficientes e aumentarão o medo do seu cão e, consequentemente, isso será um estímulo para que se defenda com alguma reação inesperada e violenta. Este tipo de castigo também não funciona para corrigir o comportamento territorial, de fato a sua resposta pode ser ainda pior ao se sentir ameaçado.

Também não se recomenda despertar o comportamento agressivo com brincadeiras caninas que incitem o seu comportamento dominante. Por exemplo, jogos como cabo-de-guerra, que motivam o seu animal a puxar uma corda.

6

E por último, é fundamental que toda a família chegue a um acordo para ter regras que sejam aceites e cumpridas por todos. Todos devem seguir as mesmas regras e ninguém deve permitir nada que não deva ser permitido. É preciso tentar não confundir o seu animal e a sua coerência é fundamental: se um deixar fazer algo e outro castigar, no mínimo pode desencadear desconfiança e reações violentas.

Toda a família deve entrar em um consenso com as regras da casa: não vale de nada que uma pessoa deixe o cão fazer algo mas a outra não. Confundir o cão torna-o agressivo porque enquanto um não diz nada, outro castiga por fazer exatamente a mesma coisa. Isso cria desconfiança no cão em relação a vocês, não sabe o que esperar e isso cria ansiedade.

7

Outros conselhos que pode colocar em prática se o seu cão for agressivo é dar a quantidade de exercício físico que precisa fazendo com que ele passeie, corra, brinque, se relacione com outros cães e pessoas no parque, na rua, na praia... Não há nada que faça um cachorro mais feliz do que explorar novos territórios. Além disso, também é bom que saiba que a esterilização do cão costuma diminuir seu comportamento violento, assim como o nível de ansiedade por conseguir uma companhia sexual.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o meu cão for agressivo, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.