O que fazer se o seu cachorro for envenenado?

O que fazer se o seu cachorro for envenenado?

Desde vizinhos um tanto cruéis, até ingestão acidental de algum componente, muitos podem ser os fatores para o cachorro ser envenenado. E isso é extremamente desesperador para as pessoas que amam o bichinho. Leia este artigo do UmComo e descubra o que fazer se o seu cachorro foi envenenado.

Os sintomas mais comuns de envenenamento

Geralmente, ao sinal de um envenenamento, os sintomas mais comuns que podem ser observados no seu cão são: baba excessiva, convulsões e tremores, dores abdominais e diarreia. Para saber mais sobre o comportamento do cão quando este está envenenado, veja o nosso artigo em que lhe explicamos como saber se o seu cachorro está envenenado.

Procure um médico

Se seu cão estiver com qualquer um dos sintomas acima após a ingestão de algum produto, leve-o imediatamente ao veterinário. Para o caso de convulsões ou coma, enrole-o em um cobertor antes de ir e nunca, em hipótese alguma, tente forçar a ingestão de qualquer substância ao seu bichinho nesse estado. Isso pode fazer com que ele pare de respirar.

É muito comum pensar em leite nos casos de envenenamento, mas se você não tem certeza do tipo de substância que o seu cão ingeriu (ácida ou alcalina) não arrisque.

Você pode também lavar seu cão com água e sabão neutro, caso o produto tenha entrado em contato apenas com o pelo do animal.

Existe ainda a dica de forçar o vômito, caso o veneno tenha sido ingerido, mas é importante ficar atento: forçar o vômito pode piorar ainda mais o quadro do seu cachorro. Mesmo sabendo qual foi o tipo de produto ingerido, não arrisque induzindo o vômito no seu cão, pois devido ao envenenamento, o vômito pode causar queimaduras no aparelho digestivo do cão. O vômito só deve ser induzido por alguém qualificado no trato de animais que saiba o que está fazendo.

Em caso de envenenamento acidental

Após levar seu bichinho ao veterinário, certifique-se de deixar os elementos perigosos longe do alcance dele. Guarde produtos de limpeza, medicamentos e até chocolate em um local seguro, para que esse episódio de envenenamento não se repita. Lembre-se que cães são muito curiosos, então não adianta achar que ele não vai mexer em algo perigoso.

Imagem: factualfacts.com

Em caso de envenenamento intencional

O popular chumbinho, por ser de fácil aquisição, ainda é a causa de envenenamento mais comum entre os pets. Se você nunca usou essa substância na sua casa e o seu cachorro foi envenenado com ela, procure saber quem foi e procure as medidas legais para que o culpado pague por isso. Maus tratos aos animais são crimes previstos na lei. Não querer um animal doméstico ou mesmo não gostar deles é um direito garantido, mas a crueldade de envenenar os bichinhos é crime.

Cuidados

Mantenha os objetos potencialmente perigos ao seu cão em um lugar de difícil acesso e, em caso de envenenamento não arrisque com receitas caseiras ou mesmo forçando o pet à ingestão de remédios. Procure um veterinário urgente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que fazer se o seu cachorro for envenenado?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.