Partilhar

O que saber antes de adotar um cão

O que saber antes de adotar um cão

A ideia de ter um cão deixa você louco de felicidade? A verdade é que conviver com um animal é sem dúvida uma experiência gratificante e cheia de emoção, mas os animais não são uma moda, um brinquedo ou um artigo para usar e jogar fora.

Um cão é um ser vivo que requer muitas atenções, inclusive tempo, afeto, dinheiro para cobrir as suas necessidades, além de sacrifício, pois depois que este animal entrar em sua vida, dependerá para sempre de você e nada voltará a ser igual. Se estiver pensando na ideia mas ainda não tem a certeza para dar este passo, no umComo.com.br explicamo-lhe o que saber antes de adotar um cão para que pense muito bem antes de se comprometer com seu cuidado.

Também lhe pode interessar: Como cuidar de um cão maltratado

Um cão é um compromisso importante

Antes de dar o passo de adotar um cão deve ter muito claro que se trata de um compromisso do qual não poderá fugir e que este animal passará a fazer parte da sua família. Por isso deve pensar neste animal de estimação como um amigo mas também como alguém que precisará de você e a quem deverá atender sempre de forma incondicional.

Comprar um cão porque as crianças não param de pedir, porque é um bom presente para a família ou porque acha que ele é um animal bonito não são razões de peso que o tornem realmente comprometido com o seu cuidado e atenção. Não cometa o erro de adotar um animal para depois devolvê-lo; deve estar disposto a cobrir todas as suas necessidades e dedicar a ele a atenção que merece.

O que saber antes de adotar um cão - Um cão é um compromisso importante

Deve ter muito tempo livre para o animal

Independentemente da raça, os cães precisam de atividade física diária, precisam de passeios, jogos, carinho e atenção. Gostam de sair para correr, brincar, se exercitar, explorar... gostam de fazer parte da família, estar com eles e se envolver na dinâmica do lar. Se além disso adotar uma raça grande deve saber que o exercício é ainda mais imprescindível, precisando de pelo menos 1 hora de atividade por dia.

Um cão exige que preste atenção a ele cada dia, que o escove, dê banho, que olhe bem para ver se está saudável, que se ocupe de suas coisas e de sua saúde emocional, enchendo ele de carinho. E para tudo isso é fundamental ter tempo. Não pode sair de casa cada dia de manhã e voltar à noite para dormir, sem levá-lo para passear ou sem dar atenção ao animal. Se não puder dar a ele a vida que merece, então o melhor é não adotar.

O que saber antes de adotar um cão - Deve ter muito tempo livre para o animal

Precisa de dinheiro para cuidar dele adequadamente

Não basta ter um animal para fazer alguém feliz ou para lhe fazer companhia porque se sente sozinho. Um cachorro também precisa:

  • Receber todas as suas vacinas para estar saudável
  • Ir ao veterinário para uma revisão anual
  • Visitar um profissional cada vez que não estiver bem de saúde
  • Receber medicação ou tratamentos específicos se adoecer
  • Levá-lo para tosar seu pelo, suas unhas e dar banho caso você não possa dar
  • Alimentar com uma ração de qualidade e adequada para sua idade
  • Ter objetos de primeira necessidade como uma cama, tigelas para comer e beber, brinquedos e produtos de atenção básica, como um desparasitante

Para dar a ele todos estes cuidados básicos é importante contar com um pouco de dinheiro. Se não tiver um certa estabilidade ou liberdade econômica para se responsabilizar pelo seu animal, então o melhor é não adotar um cão.

O que saber antes de adotar um cão - Precisa de dinheiro para cuidar dele adequadamente

É importante ter um espaço adequado para ele

Outra coisa que deve saber antes de adotar um cão é a importância de considerar o espaço onde vive. Se estiver planejando adotar uma raça pequena talvez não precise de muito espaço, mas o animal deverá ter um lugar para comer, para dormir e para fazer as suas necessidades durante os primeiros meses.

As raças maiores precisam de um pouco mais de espaço e isso é importante para eles; lembre que o animal passará ali grande parte do seu dia e quanto mais cômodo estiver, mais feliz será.

O que saber antes de adotar um cão - É importante ter um espaço adequado para ele

Seu estilo de vida é compatível com um animal de estimação?

Antes de adotar um cão pense bem se sua vida poderá ser adaptada ao animal, não o contrário. Deve ter horários que lhe permitam dar atenção ao cão, deve planejar muito bem as férias e os passeios de cada dia, não pode passar o dia todo fora sem levar o animal para passear ou sem dar comida, não pode sair de férias sem deixar alguém encarregado do animal, etc.

Falando claro, parte de sua liberdade e independência desaparecem com um animal, porque se trata de alguém que depende de você. Apesar disso ser recompensado e muito, você deve estar disposto a fazer este sacrifício.

O que saber antes de adotar um cão - Seu estilo de vida é compatível com um animal de estimação?

Você tem a paciência que um animal requer?

Adestrar um cão para a convivência na rotina é importantíssimo e requer tempo, dedicação e, principalmente, paciência. Deve aprender a educar seu animal, a entendê-lo, a ser tolerante principalmente enquanto filhote e também compreender o comportamento destes animais. Só assim poderá fazer com que a convivência entre vocês seja tão boa como espera.

O que saber antes de adotar um cão - Você tem a paciência que um animal requer?

Lembre: deverá sempre se ocupar do seu animal

Desde o momento em que adotar o seu cão deve ser consciente de que implica uma responsabilidade a longo prazo e de que deverá estar sempre ao lado dele.

Se tiver tudo o que se precisa para fazer um cão feliz, se quiser trazer este animal para a sua família e estiver pronto para se comprometer ao máximo, com responsabilidade e dedicação, então dê o passo final e encha sua vida de alegria com um animal de estimação.

O que saber antes de adotar um cão - Lembre: deverá sempre se ocupar do seu animal

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que saber antes de adotar um cão, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre O que saber antes de adotar um cão

O que saber antes de adotar um cão
1 de 8
O que saber antes de adotar um cão

Voltar ao topo da página