O que são manchas de lágrimas em cães

O que são manchas de lágrimas em cães
Imagem: miracleshihtzu.com

Alguns cães mostram seguidamente uma mancha próxima aos olhos, como se fosse de uma lágrima de cor mais escura. Em raças que apresentam pelo de cor mais clara essa marca fica mais evidente. Se você quer saber o que são manchas de lágrimas em cães e como evitá-las veja as informações que o umComo.com.br reuniu sobre o assunto.

Passos a seguir:
1

As manchas de lágrimas em cães, que costumam ser escuras, e podem ser confundidas com sujeira são as cromodacriorréias, também chamadas de “lágrima ácida”. Vale lembrar que assim como os humanos, os melhores amigos do homem também produzem as lágrimas, que nada mais são do que uma secreção que tem a função de manter os olhos lubrificados, protegendo-os de ciscos, pelos e outros corpos estranhos. Assim, as marcas em forma de lágrima escura surgem do vazamento da secreção, quando a mesma está muito ácida, uma vez que reage com as bactérias que vivem na região.

Imagem: courant.com
2

Raças como Poodle, Maltês, Shih Tzu, Bulldog Francês, Bulldog Inglês e Cavalier King Charles Spaniel são as que mais apresentam essa marca. Isso porque nos cachorros de focinho achatado o globo ocular mostra-se saltado, o que prejudica a correta drenagem da lágrima, causando o vazamento. Já as raças que apresentam as marcas de lágrima, mas não apresentam o focinho achatado e nem os olhos saltados, ficam com a mancha por outra razão. Nesse caso, há uma grande quantidade de pelo ao redor dos olhos, o que causa irritação e, por consequência, maior produção de secreção. Para evitar isso, basta manter os pelos ao redor dos olhos sempre bem aparados.

3

Se o seu melhor amigo não se encaixa em nenhuma dessas situações, aconselha-se buscar a orientação de um veterinário, pois o cachorro pode apresentar uma inflamação nos olhos. Além disso, deformações na pálpebra e obstrução do canal lacrimal, a chamada epífora, podem provocar as marcas de lágrima. Além disso, manter a região sempre limpa é uma forma de prevenir que a secreção manche o pelo do cachorro. Para tanto, duas vezes por dia, passe uma gaze com soro fisiológico no local da mancha, sem se esquecer de depois usar uma gaze limpa para manter a região bem seca.

Veja também o nosso artigo de como limpar os olhos do seu cachorro.

Imagem: geracaopet.com.br
4

Para reduzir o pH das lágrimas e evitar que elas manchem o pelo do animal, existem rações que podem ajudar, mas como não há comprovação científica, recomenda-se conversar com o profissional especializado. Existem pessoas que indicam mais alguns cuidados, no caso do cão receber comida preparada pelos seus cuidadores e não ração. Entre eles, oferecer ao pet boi, peru, porco e peixe ao invés da carne de fígado, frango e moela.

5

Outra dica é incluir no cardápio alimentos que sejam fontes de potássio, como lentilha e batata-doce cozida. O pH alterado do cachorro pode ser em consequência ainda de algum tipo de alergia alimentar. Há quem diga ainda que pode estar associado à água que o cachorro bebe, sendo que a mais indicada é a filtrada ou a mineral de pH alcalino, isto é, com pH acima de 7.5.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que são manchas de lágrimas em cães, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.