O que um cão com insuficiência renal pode comer

O que um cão com insuficiência renal pode comer

A insuficiência renal canina é um problema comum que aparece principalmente na idade adulta avançada do cachorro. Pode se manifestar devido a uma propensão da raça a sofrer da doença, por uma questão genética ou por causa de doenças que afetam os rins do animal, conduzindo a uma insuficiência renal. Seguir à risca o tratamento veterinário é fundamental para garantir a saúde do seu animal, que também requer uma dieta diferente para assegurar uma qualidade de vida melhor. Por isso, em umComo.com.br explicamos a você, com detalhes, o que um cão com insuficiência renal pode comer.

Por que é importante cuidar da dieta de um cão com insuficiência renal?

Além de seguir à risca as indicações do veterinário em relação ao cuidado de um cão com insuficiência renal, fazer uma mudança na dieta é fundamental pois o animal tem necessidades nutricionais importantes que devemos atender.

A ração normal não é adequada para este tipo de cachorros devido ao seu alto conteúdo de fósforo e sódio, assim como ao tipo de proteínas com a qual é elaborada. O cachorro com este problema requer uma ingestão moderada de proteínas e que as mesmas sejam de alta qualidade.

Rações comerciais com receita

As rações regulares não são uma opção adequada para alimentar um cão com insuficiência renal, por isso é importante usar as rações com receita, elaboradas especialmente para cães com insuficiência renal, como um dos complementos alimentares principais.

É importante ter claro que os cães com esta doença têm um apetite muito limitado, apresentando anorexia, e se o cheiro do alimento não for apetecível, o cachorro simplesmente não comerá. Deste modo é importante escolher sabores que sejam chamativos para o cachorro e consultar o veterinário a respeito das marcas mais recomendadas.

Água fresca e abundante

Se o seu cão sofre de insuficiência renal é importantíssimo mantê-lo hidratado adequadamente, portanto o animal deverá dispor sempre de água fresca e limpa que seja trocada diariamente e inclusive várias vezes por dia. Uma hidratação correta ajudará na eliminação de toxinas através da urina, fazendo com que a saúde de seu cão seja mais estável.

Imagem: gralminas.com.br

Alimentos preparados em casa

A alimentação caseira é uma alternativa que funciona como complemento à ração com receita; no entanto, lembre-se que a preparação dos alimentos deve seguir as normas do veterinário e que sob nenhuma circunstância pode cozinhar com sal ou outros temperos.

Você deve evitar o uso de alimentos tóxicos para o cão e jamais dar a ele as sobras da sua comida, que são muito prejudiciais para o animal pois ele não pode abusar das proteínas, nem comer sal ou fósforo. Alguns ingredientes que um animal com este problema pode consumir são o frango, o ovo e a batata, que apesar de afetar o estômago do animal caso seja dado em excesso (por seu conteúdo de amido), é habitualmente recomendado nas dietas caseiras para a insuficiência renal.

A dieta caseira sempre deve ser administrada por um veterinário.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que um cão com insuficiência renal pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.