O que um cão com parvovirose pode comer

O que um cão com parvovirose pode comer

O parvovírus canino é um dos vírus mais comuns nos cães, principalmente nos filhotes que não tomaram as vacinas correspondentes nem foram desparasitados, pois correm um alto risco de contrair esta doença. Este problema é muito sério já que, se não for atendido a tempo, compromete a vida do animal podendo causar a sua morte. Como a diarreia e os vômitos são parte dos sintomas desta doença, ajustar a dieta de seu animal enquanto ele se recupera é fundamental, por isso em umComo.com.br explicamos a você o que um cão com parvovirose pode comer.

Vá sempre ao veterinário

A parvovirose é uma doença muito séria que compromete a vida de seu cão, afetando seu sistema gastrointestinal, sua contagem de glóbulos vermelhos e, em casos mais graves, seu coração. Este vírus produz vômitos e diarreia intensas, por isso a desidratação aparece rapidamente colocando em risco a vida do animal.

Por todos estes motivos é imprescindível que, em caso de suspeita de que seu cão está com parvovirose, o leve imediatamente ao veterinário. Não existem curas nem remédios caseiros que possam ajudar e só a atenção médica rápida poderá garantir a sua saúde.

Mantenha o seu cão hidratado

Uma das principais ações que os veterinários tomam ao atender um cão com parvovirose é administrar soro intravenoso para hidratá-lo novamente. Isto pode ser feito na clínica veterinária ou também em casa através de bolsas de soro.

Além do soro, ofereça ao seu cão água fresca e limpa, trocada pelo menos duas vezes por dia; isso também é importante para garantir que o seu cachorro beba líquido. No caso de animais muito pequenos ou que se encontram debilitados, pode ser necessário administrar a água com a ajuda de uma seringa sem agulha, obrigando o cão a beber. Dar ao animal bebidas isotônicas também ajudará na hidratação e recuperação de sais perdidos.

É importante que o cão receba medicação administrada paralelamente pelo veterinário para controlar os vômitos e a diarreia, caso contrário a reidratação será mais difícil.

Suprima o alimento enquanto durarem os vômitos

Na etapa de vômitos e diarreias intensas é importantíssimo suprimir todos os alimentos que o animal recebe e se concentrar somente na hidratação. Este período pode durar entre 24 e 48 horas, momento em que se o cão estiver internado receberá soro para garantir a sua recuperação, assim como medicação para controlar estes sintomas.

Se o seu cão estiver em casa por ordem do veterinário, o mais importante é garantir sua hidratação até que os vômitos e a diarreia estejam relativamente sob controle. Se estiver muito preocupado com a nutrição do cão então pode dar de beber a ele caldo de frango caseiro preparado com cenoura e um peito de frango, sem sal ou temperos. Peneire o caldo e dê a ele como se fosse água; isso o ajudará a consumir alguns nutrientes enquanto se recupera.

Dieta leve

Quando seu cão tiver se recuperado dos vômitos e a diarreia estiver mais estável, então deverá começar a alimentá-lo com uma dieta leve. Alguns alimentos que pode incluir são:

  • Água de arroz.
  • Caldo de frango caseiro preparado sem sal ou temperos.
  • Arroz branco sem sal ou temperos.
  • Frango desfiado preparado sem sal ou temperos.
  • Alimento enlatado, bem mais suave e rico em líquido.

Quando o animal tiver se recuperado, então poderá introduzir novamente a ração em sua dieta. Enquanto trata o animal é importantíssimo eliminar este vírus de casa, já que o mesmo é extremamente contagioso e costuma ficar presente no lar; para isso convidamos você a ler nosso artigo como desinfetar minha casa de parvovírus.

Não esqueça que este vírus não é transmissível para humanos, sendo algo diferente. Saiba mais no artigo Como tratar parvovírus B19 ou humano.

Se pretende ler mais artigos parecidos a O que um cão com parvovirose pode comer, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.