Os insetos tesourinha são perigosos?

Os insetos tesourinha são perigosos?

Os tesourinhas, em inglês earwings, são dermáteros, também conhecidos como 'lacrainhas' com dois cercos na extremidade posterior do corpo, lembrando uma tesoura, com duas pinças. Eles muitas vezes usam as casas como esconderijo e acabam assustando as pessoas. A verdade é que ninguém gosta de encontrar insetos pela casa, muito menos se não souber se são perigosos. Quem viu o filme "Star Trek II" deve lembrar que Khan colocou na orelha de dois rivais insetos tesourinhas para torturá-los. Os insectos ficaram conhecidos por entrar dentro das orelhas, colocar ovos e perturbar o cérebro. Mas, será que os insetos tesourinha são perigosos mesmo? Neste artigo do umCOMO iremos te explicar tudo sobre estes insetos para que você entenda o verdadeiro papel deles.

Inseto tesourinha: estrutura

O inseto tesourinha (nome científico Dermaptera[1]) não é apenas um inseto, afinal, existem mais de 20 mil espécies de tesourinhas divididas em 16 famílias, sendo muito comuns na América do Norte, ainda que acredita-se serem insetos de origem na Europa e nos trópicos.

Estes inseto tem seis pernas e duas estruturas rígidas na parte traseira do corpo, com semelhanças com pinças. As pinças da tesourinha protegem ela, além de serem usadas em rituais de acasalamento e como instrumento de reprodução. Apesar da maioria das espécies deste inseto se alimentar da vegetação, algumas comem insetos de porte menor e utilizam as pinças para os caçar.

As pinças têm variações no tamanho e na forma. Normalmente são maiores nos machos do que nas fêmeas. No Brasil estes insetos são conhecidos como tesourinhas devido às estruturas semelhantes a pinças. Mas eles apenas beliscam se se sentirem ameaçados, sendo este um ato defensivo. Será que então os tesourinhas são perigosos?

O papel das tesourinhas

Os tesourinhas não atacam pessoas, mas é natural eles partilharem os nossos espaços. Insetos do tipo são ativos principalmente durante o período da noite e, durante o dia, gostam gostam de se esconder em áreas escuras e úmidas, como abaixo de pedras e entre plantas[2], podendo entrar no seu lar através de pedaços de lenha que tenha no jardim ou qualquer objeto escuro, onde se escondam. Por engano ou por necessidade, os bichos tesourinhas migram para dentro de casas à procura de ambientes mais seguros, sendo comum serem encontrados debaixo do seus tapetes, plantas, vasos ou mesmo em pilhas de jornais, já que procuram escuridão e umidade.

Insetos tesourinha são perigosos?

Se acontecer do bicho tesourinha entrar em contato com o ser humano e as suas pinças perfurarem a pele, a situação não deve causar preocupação não são venenosos, além disso, esses insetos apenas reagem quando se sentem ameaçados, como tantos outros animais, fazendo com que picada de tesourinha inseto seja algo facilmente evitável. Caso a picada ocorra, o corte deve ser tratado como trata-se de um arranhão, utilizando um antisséptico para evitar infecções.

Apesar de inofensivos para humanos, o inseto tesourinha é perigoso por ser uma praga incômoda, principalmente quando surgem em jardins, já que são omnívoros e podem estragar folhas, frutos e flores[1]. Manter a sua casa com luz e livre de umidades é uma boa solução para manter tesourinhas afastados da sua casa, entretanto, existem produtos que ajudam a controlar as pragas domésticas mais comuns.

Pode ficar descansado, insetos tesourinha são inofensivos para seres humanos e até mesmo contribuem para a manutenção da dinâmica ecológica, já que se alimentam de outros insetos, de fungos e musgos, sendo por vezes usados para controlar pragas em plantas.

Como eliminar inseto tesourinha

Apesar de não serem insetos perigosos, a traça tesourinha causa bastante incômodo quando aparecem em grande quantidade, principalmente quanto a infestação ocorre dentro de nossas casas ou quando se tornam uma praga no jardim.

  • Predadores naturais: insetos podem ser predadores, mas também são presas. Uma das opções de predadores para as tesourinhas são as centopeias.
  • Ácido bórico: esse ácido é utilizado como fertilizante e adubo, além disso, também é eficaz na luta contra pragas como insetos e fungos[3]. Para utilizá-lo, basta espalhá-lo pelos locais onde há infestação de tesourinha, valendo dizer que são causam danos para animais e nem para seres humanos.
  • Faça uma busca pela casa: os tesourinhas estão sempre escondidos em locais escuros, de forma que por vezes é muito difícil saber de onde estão surgindo e onde estão se reproduzindo. Preste atenção em onde eles costumam aparecer e faça uma busca profunda pela casa, tentando encontrar o local onde estão se reproduzindo para então acabar com a infestação. Assim que encontrar o local, é possível utilizar venenos específicos para tesourinhas e também utilizar um aspirador de pó para remover não apenas os insetos já crescidos mas também as crias.

Se a praga continuar por longos períodos de tempo, você deve recorrer a uma empresa de desinfestação.

Veja também: Como eliminar as lacraias

Dicas para evitar tesourinha

A melhor forma de se livrar de inseto tesourinha é evitando criar um ambiente propício para seu surgimento. Apesar de bastante incômodo, existem soluções simples para evitar infestações do tipo, então veja abaixo algumas dicas que podem te ajudar a manter sua casa livre de infestações:

  • Vede locais de entrada: locais como buracos na parede e espaço abaixo das portas são bons para a entrada de tesourinhas e de outros insetos que procuram abrigo. Para evitar invasores indesejados, vede buracos e utilize pesos de porta que cubram os espaços que criam contato entre o interior da casa e o exterior. A dica é válida principalmente se você estiver com problemas de tesourinha no jardim e quiser evitar que o problema se torne algo interno.
  • Evite umidade: já que os tesourinhas procuram locais úmidos e escuros para se esconder, uma boa solução para evitar que apareçam é eliminar a água dos ambientes, principalmente quando tratamos de jardins. Caso você tenha um local no jardim que esteja bastante úmido, utilize areia para absorver a água e, caso seja um local interno, seque sempre que for necessário, utilizando também produtos de limpeza adequados para o material em questão.
  • Limpe o quintal: como já visto, as tesourinhas gostam de se alimentas de restos biodegradáveis como musgos e restos de folhas, sendo assim, é necessário sempre fazer uma limpeza em seu quintal para evitar que tenham motivo para ficar no seu terreno.

Leia também: Como acabar com percevejos com goiaba

Se pretende ler mais artigos parecidos a Os insetos tesourinha são perigosos?, recomendamos que entre na nossa categoria de O Mundo Animal.

Referências
  1. WAPPLER, T. ENGEL, M. S. HAAS, F. The earwigs (Dermaptera: Forficulidae) from the middle Eocene Eckfeld maar, Germany. Polskie Pismo Entomologiczne, edição 74: 227-250. Bydgoszcz, 2005. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235433277_The_earwigs_Dermaptera_Forficulidae_from_the_middle_Eocene_Eckfeld_maar_Germany. Acesso em: 26/09/2019.
  2. SOUZA, B. A. HARTEN, A. V. Order Dermaptera. Arthropod fauna of the UAE, 2: 61–65, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/329167389_Order_Dermaptera. Acesso em: 26/09/2019.
  3. Ácido bórico. Quimidrol. Disponível em: https://www.quimidrol.com.br/media/blfa_files/Acido_Borico_2.pdf. Acesso em: 26/09/2019.