Partilhar

Por onde os cachorros suam?

Por onde os cachorros suam?

Certamente que, por mais calor que faça, nunca viu seu cão suar as grandes gotas como nós, humanos, desprendemos perante as altas temperaturas ou a atividade física. Isso é porque os cães não suam como nós fazemos, mas liberam o calor por diferentes zonas do corpo, uma curiosidade que muitos donos de animais não conhecem.

Se você estiver se perguntando por onde os cachorros suam e como fazem para não ficarem tão afetados pelas altas temperaturas? Continue lendo, porque neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: Porque os cachorros roncam?

Para que serve o suor?

O suor é fundamental para ajudar a garantir a nossa saúde pois sua principal missão é favorecer a eliminação de calor do corpo secretando líquido através das glândulas sudoríparas que se encontram na nossa pele. Este líquido, composto por água e diversos sais minerais, ao evaporar-se ajuda a esfriar o corpo e, com isso, a reduzir a nossa temperatura.

Esta é a razão pela qual nos dias que está muito calor, quando realizamos atividade física intensa e inclusive quando temos febre, começamos a suar. Ao fazê-lo, o nosso corpo é capaz de reduzir sua temperatura e a manter no nível que se considera normal, ao redor de 37ºC.

Nós não somos os únicos que precisamos desta função útil, os cães também precisam dela, mas eles, ao ter tanta quantidade de pelo, não contam com o mesmo sistema pois seu suor não seria capaz de evaporar-se tão facilmente. Então, como o fazem?

Como os cães suam?

Ao contrário dos humanos, os cães não contam com glândulas sudoríparas em sua pele, eles têm-nas em outra zona muito menos à vista: as almofadas das suas patas, a área pela qual são capazes de eliminar o calor e regular sua temperatura.

Os cães suam através de suas patas

Já notou que quando está muito calor seu cão deixa suas impressões marcadas no piso ou no parquet? Isto ocorre porque as glândulas sudoríparas do animal se concentram em suas patas, portanto, quando a temperatura é muito elevada, esta zona elimina o calor com água, que ao evaporar refresca o cachorro.

As almofadas também ajudam a amortecer cada um de seus passos e a isolar a temperatura quente do solo para que não o afete em nada. No entanto, apenas com as almofadas o cão seria incapaz de se refrescar, por isso tem mais um sistema ao qual pode recorrer: sua língua.

Ofegar e mostrar a língua, uma opção eficaz

Seguramente já viu que quando as temperaturas sobem seu cão em seguida mostra a língua e fica a ofegar e a respirar com maior velocidade. Este útil recurso permite ao animal perder o calor com a respiração, quando o cão sente que a temperatura é muito elevada, seu organismo envia sangue quente à língua o que faz com que suas glândulas salivares se abram, eliminando a temperatura quente através da umidade.

O que a nós nos parece excesso de saliva é na realidade essa umidade que se cria em forma de água e que permite ao cão eliminar o calor corporal. Para além disso, quando o sangue circula pelo focinho e a boca do animal faz com que chegue mais fresco ao cérebro, mantendo a uma temperatura ideal para continuar regulando este processo eficazmente.

Por onde os cachorros suam? - Como os cães suam?

Cuidado com as ondas de calor

O sistema de suor dos cães é mais complexo que o nosso, no entanto, é menos eficaz, por isso muitos animais, especialmente aqueles com mais problemas para respirar, podem ter dificuldades em eliminar o calor eficazmente em ambientes muito quentes.

Tudo isto faz com que seja fundamental cuidar muito bem do cachorro no verão para evitar os temidos golpes de calor, que podem acabar com a vida de seu pet em poucos minutos. Cães grandes e pequenos podem ser vítimas desta condição, por isso em nosso artigo explicamos como cuidar do seu cachorro no verão para que seu pet esteja sempre seguro.

Por onde os cachorros suam? - Cuidado com as ondas de calor

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por onde os cachorros suam?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por onde os cachorros suam?

Por onde os cachorros suam?
1 de 3
Por onde os cachorros suam?

Voltar ao topo da página