Partilhar

Por onde os gatos suam?

Por Sara Viega. Atualizado: 15 fevereiro 2018
Por onde os gatos suam?

Os gatos são muito bons resistindo ao calor apesar de todo o pelo que cobre o seu corpo, no entanto, é provável que ainda que as temperaturas sejam muito elevadas, nunca antes tenha visto seu gato suado. Isto não quer dizer que estes animais não tenham um sistema de refrigeração eficiente, mas que não é igual ao nosso.

Ao contrário de nós, que temos glândulas sudoríparas em todo o corpo, estes animais têm-nas localizadas em pontos específicos, usando também outros sistemas para expulsar o calor e garantir a temperatura adequada. Se você está se perguntando por onde os gatos suam? Continue lendo, porque neste artigo de umComo.com.br vamos explicar para você.

Também lhe pode interessar: Onde um gato se pode esconder

As glândulas sudoríparas do gato

Suar é um processo orgânico de grande importância tanto para nós humanos quanto para outros animais. No caso dos gatos, o calor, a atividade física, a febre, a excitação, o medo ou o estresse podem fazer com que sua temperatura corporal aumente, quando isso ocorre o cérebro do animal envia uma mensagem para iniciar o processo de liberação de calor.

Os gatos contam com glândulas sudoríparas localizadas em pontos estratégicos do seu corpo, por exemplo, o queixo, os lábios, a zona anal e nas almofadas das suas patas, por onde soltam a maior parte do suor. Por isso, quando o animal passa por qualquer situação que faça aumentar sua temperatura, é capaz de deixar impressões úmidas que podem se ver em certos tipos de solos.

Mas esta não é a única forma que os gatos têm de se refrescar, eles também contam com outras estratégias interessantes.

Por onde os gatos suam? - As glândulas sudoríparas do gato

Uma língua forte e eficaz

Certamente já notou que seu gato investe grande parte do seu dia se arrumando, lambendo o pelo para se manter limpo, um hábito muito próprio dos gatos que guarda um segredo relacionado com sua forma de se refrescar.

Ainda que os gatos suem pelas patas, este sistema não é tão eficiente para trabalhar por si mesmo, por isso o felino conta com outras alternativas, uma delas relacionada com a limpeza. Esta medida permite que a saliva que o gato deixa no pelo se evapore e esfrie o animal quando precisar, ajudando-o a regular sua temperatura.

Outra opção é a ofegação, uma forma de se refrescar usada também pelos cães. Ofegando o gato permite que o calor que se encontra acumulado em seu tórax saia com a umidade que produz na garganta, boca e língua, ajudando a regular a temperatura. No entanto, ao contrário dos cães, os gatos não são fisicamente tão ativos, por isso é muito estranho vê-los ofegar. Caso detecte seu animal a fazê-lo, é importante prestar atenção, já que poderia estar acumulando calor de forma perigosa.

Neste caso, recomenda-se ter o animal à sombra e administrar água fresca em seus lábios para que possa esfriar seu corpo mais rápido. Se observar que o animal não se comporta normalmente, o melhor é levá-lo ao veterinário, pois poderia estar sofrendo uma insolação.

Por onde os gatos suam? - Uma língua forte e eficaz

Sinais que indicam uma possível insolação

Como explicamos anteriormente, ofegar não é algo comum nos gatos e na maior parte dos casos indica que o animal tem realmente muito calor. Para evitar que sofra de uma vez de calor que comprometa sua vida e saúde, é necessário conhecer os sintomas desta condição e as medidas a ter em conta para ajudar seu felino.

Sintomas de insolação em gatos

  • O felino ofega com intensidade.
  • Sua respiração é rápida e dificultosa.
  • O animal está atordoado, não quer se levantar nem se mexer.
  • Seu ritmo cardíaco é rápido.
  • As gengivas podem ficar azuis.
  • Apresenta tremores musculares, vômitos e, no pior dos casos, colapso.

Como agir perante esta condição

Caso seu animal esteja sofrendo de insolação, deverá:

  • Levá-lo a um lugar fresco e à sombra, se houver ventiladores ou ar condicionado melhor.
  • Molhe seus lábios com água fresca e deixe-o beber apenas se quiser.
  • Molhe com água fresca zonas como as virilhas, as axilas, a cabeça e o pescoço, isto ajudará a refrescar seu pelo e a baixar a temperatura. Pode aplicar um pano molhado nestas áreas, mas não envolva o pet com ele.
  • Pode molhar o gato com um jato suave de água fresca para reduzir sua temperatura de forma mais rápida.
  • Uma vez que o animal pareça estável, leve-o ao veterinário para uma revisão.

Os gatos filhotes ou de idade avançada, de pelo escuro, obesos e com rosto achatado, são os mais propensos a esta condição, por isso deverá prestar especial atenção.

Dica: Para casos de desidratação, confira como fazer soro caseiro para gatos.

Por onde os gatos suam? - Sinais que indicam uma possível insolação

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por onde os gatos suam?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por onde os gatos suam?

Por onde os gatos suam?
1 de 4
Por onde os gatos suam?

Voltar ao topo da página