Partilhar

Por que cães se parecem com os donos

Por que cães se parecem com os donos

Após muitos estudos que se foram fazendo ao longo dos anos, parece que a teoria de que os cães se parecem com seus donos é verídica, e não, não é por acaso. Quantas vezes andando pela rua temos visto uma pessoa passeando seu pet e reparamos que são incrivelmente parecidos? Em umComo queremos dar-lhe uma explicação para este fenômeno, já que como dissemos antes, não se trata de uma simples coincidência. De seguida, mostramos a você por que cães se parecem com os donos.

Também lhe pode interessar: Por que os cães ladram

O subconsciente é fantástico

Acontece que quando vai comprar ou adotar um cão, inconscientemente procura que seus traços se reflitam no animal. Assim como com as pessoas, procuramos animais que se assemelhem a nós, por exemplo, o tipo de pelo que tiver o cão influencia muito na hora de o escolher.

Se o que gosta é exibir um longo cabelo encaracolado, é possível que preste atenção a cães como o Cocker Spaniel. Ou por exemplo, as pessoas altas costumam ter cães maiores, como pode um galgo. Como seres humanos que somos, vamos atrás de coisas que nos atraem e o físico tanto em pessoas como em animais costuma ser determinante.

Por que cães se parecem com os donos - O subconsciente é fantástico

A personalidade de cada um é um fator determinante

Gostamos de nos cercar de pessoas que tenham os mesmos gostos que nós, ou cuja personalidade seja semelhante à nossa, pois com os cães é igual. Um atleta normalmente se interessará por um cão ativo, que aguente ao seu lado quando sair para correr e que precise estar em constante movimento, se convertendo assim em um companheiro perfeito para as longas caminhadas ou as duras sessões de running pelo parque.

Apesar de soar como um estereotipo, quando pensa em uma pessoa viciada em moda que passa a vida de shopping em shopping, que tipo de cão vem à cabeça como seu acompanhante? Certamente que imagina o típico Chihuahua ou um Yorkshire Terrier, certo? Cabem em uma bolsa. São animais que podem ir com você nessas intermináveis tardes de compras nas quais se percorre a cidade procurando novas peças.

Por que cães se parecem com os donos - A personalidade de cada um é um fator determinante

Sua forma de ser acaba sendo imitada pela sua

Há uma forma lógica de entender isto, ainda que a alguns isto os incomode: todos acabamos copiando hábitos e comportamentos dos nossos pais. Certamente que alguma vez lhe disseram algo como "Mas é igual a seu pai" ou "Como se nota de quem é filha?", pois com nossos amigos de quatro patas ocorre a mesma coisa. Afinal de contas somos como seus pais, sobretudo quando os temos desde pequenos. Você é a pessoa que cuida deles, dá de comer, passeia ou leva ao médico quando faz falta, por isso, como não vai prestar atenção em você?

Pois esta relação é mais espantosa do que parece, já que segundo um estudo da Universidade Eötvös Loránd da Hungria, os cães podem chegar a lembrar e repetir as suas ações. Se é uma pessoa madrugadora, certamente seu cão acabará madrugando como você e não ficará enfiado em sua cama quando você se levanta. O mesmo acontece com o carinhoso, resmungão ou glutão que for.

Há muitos casos em que se pode contrastar esta teoria, por exemplo, os cães das pessoas mais velhas costumam ser tranquilos e costumam passar a tarde ao lado do seu dono deitados enquanto veem tv, sem se aborrecerem. As pessoas agressivas costumam ter cães que não param de rosnar, de latir e de enfrentar todos os cachorros com os quais se cruzam quando saem à rua. Por outro lado, uma pessoa carinhosa terá um pet que sempre estará procurando mimos e que não se separará dela desde o segundo que entra pela porta de casa. Sim, seu cão se parece com você mais do que imagina.

Agora, claro que também existem exceções! Você pode se adaptar ao seu cão e ele se adaptar a você. Afinal de contas, você também se dá bem com ele, algo que faz da relação de vocês uma amizade muito especial.

O adestramento é fundamental para que um cão seja feliz convivendo conosco. Neste artigo explicamos para você como adestrar um cachorro.

Por que cães se parecem com os donos - Sua forma de ser acaba sendo imitada pela sua

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que cães se parecem com os donos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que cães se parecem com os donos

Por que cães se parecem com os donos
1 de 4
Por que cães se parecem com os donos

Voltar ao topo da página