Partilhar

Por que cai pelo do meu gato

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Por que cai pelo do meu gato
Imagem: Flickr.com

A queda do pelo é um traço significativo de muitos animais, entre os quais se encontram os gatos. Esta evidência pode gerar diferentes reações nos bichanos e causar preocupações para os donos, como por exemplo, ficar empanturrado, por isso, é necessário retirar o pelo caído de forma contínua. Em umComo.com.br respondemos à sua pergunta, por que cai pelo do meu gato, com dados que ajudarão a entender o comportamento de seu organismo e fornecerão os conhecimentos adequados sobre a queda do pelo de seu gato.

Também lhe pode interessar: Como cuidar do pelo do meu gato

Organismo do gato

Independentemente de sua raça, a queda do pelo em um gato é um fato habitual e natural. Isso se deve a que o mascote troca o pelo que está morto, por isso, o dono do felino, a priori, não deveria se preocupar perante este fato.

A perda de pelo dos gatos ocorre durante todas as épocas do ano, embora costumem perder mais pelos na primavera e verão.

Do mesmo modo, os gatos perdem menos pelo quando têm um hábito quotidiano de sair, motivo pelo qual se fortalecem. O contrário acontece com aqueles felinos que vivem em um espaço interior, os quais são mais propensos a sofrer maior queda de pelo e com maior rapidez.

Motivos da perda de pelo

As causas da perda de pelo nos animais, e mais especificamente nos gatos, são diversas. Assim, podemos estabelecer que este fato ocorre devido às condições leves como o estresse ou a existência de algum tipo de alergia, até causas mais graves, como a rejeição a medicamentos, infecções bacterianas ou a má alimentação.

Neste sentido, o dono do gato deve se preocupar com a queda do pelo se o felino se lambe de forma obsessiva. Também se o animal se morde e arranha na mesma zona, principalmente se estas atividades forem persistentes. Nestes casos consulte o veterinário de seu mascote o quanto antes.

Como evitar a queda de pelo nos gatos

Reduzir a queda de pelo de um gato é possível. Basta seguir algumas orientações de forma coerente e seguida. Entre elas, manter o felino com uma dieta saudável e equilibrada, desenvolver um costume de asseá-lo e limpá-lo com frequência e, por último, controlar e comprovar regularmente o pelo do animal, a quantidade e ritmo de queda do mesmo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que cai pelo do meu gato, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

Por que cai pelo do meu gato
Imagem: Flickr.com
Por que cai pelo do meu gato

Voltar ao topo da página