Por que meu cachorro chora enquanto dorme

Por que meu cachorro chora enquanto dorme

Está se perguntando por que seu cão chora quando está dormindo? Levanta-se preocupado cada vez que o ouve para ver se está bem? A verdade é que é um comportamento bastante habitual nos cães quando estão dormindo: chorar. Quando sonham, é uma das coisas que costumam fazer além de correr ou comer. O importante é que não se preocupe, principalmente se seu cão tiver uma boa saúde. Em umComo.com.br vamos contar para você por que seu cão chora quando dorme.Conheça um pouco mais sobre seu melhor amigo.

Passos a seguir:
1

Os cães podem chorar enquanto dormem, mas também podem comer ou inclusive correr. Isso costuma ocorrer na fase REM do sonho, quando o subconsciente começa a ter atividade. Nos cães isso ocorre antes dos 90 minutos de sono. Nesta fase, há um movimento rápido dos olhos, aumento da pressão, aceleração do coração e descontrole da temperatura. O resto do corpo se paralisa pois não está sendo liberado um aminoácido chamado glicina, que é o responsável pela função neurotransmissora com o cérebro.

2

Na fase REM costumam acontecer os sonhos mais profundos e intensos que provocam movimentos involuntários dos quais seu animal não é consciente. Apesar de não ter a certeza, acredita-se que os cães sonham como o ser humano e que passam 20% do tempo nessa fase, com ciclos de 30 minutos. Por isso, sim, os cães sonham quando dormem.

E certamente estará se perguntando, com o que é que sonham? É quase impossível saber o que um cachorro sonha ao dormir, mas se pensa nas atividades diárias que ele desenvolve, o mais normal é que estejam relacionados com isso.

Confira também o nosso artigo sobre quanto deve dormir um cachorro.

3

Por exemplo: se seu cão mora em um apartamento e sai 3 vezes por dia para dar uma volta curta, pode ser que em seus sonhos reflita seus desejos e angústias; pode ser que esteja triste por morar em um lugar pequeno e que seus passeios sejam tão curtos. Se seu cão se sentir frustrado assim, pode ser que tenha esse tipo de sonhos que provoquem choro ao dormir.

Mas também pode ser que esteja com saudades de sair correndo e de brincar com outros cachorros. Nesse caso pode ser que chore porque não está vivendo o que gostaria, ou pela simples tristeza de saber que a sua vida não é como deveria. Seja como for, se os cães sonham quando dormem é muito normal que tenham reações inesperadas, como por exemplo, o choro.

Neste artigo de umComo explicamos para você quantas vezes por dia deve levar seu cão para passear para tentar dar a ele uma vida feliz e satisfatória.

4

Se seu cão chora enquanto dorme e não é a primeira vez que o faz, não se preocupe com isso! Não há nada nisso que deva alertar você. Lembre-se que é um movimento do subconsciente do seu cão, portanto deixe seu animal tranquilo até acordar sozinho.

Não o deve acordar pensando que depois descansará melhor, é um erro interromper o sono de seu cão por algo que não tem qualquer importância. Além disso, se acordar bruscamente pode provocar duas reações negativas nele.

5

Se acordar seu cão enquanto dorme ele poderá morder você. Coloque-se em seu lugar: gostaria de acordar sobressaltado no meio do seu cochilo? Pode ser que se assuste e, sem querer, bata em alguém ou em alguma coisa por reflexo. Pois seu cão sentirá o mesmo e reagirá de uma forma similar. Se o acordar enquanto sonha e está chorando, pode ser que o cachorro morda você sem querer, sem sequer perceber que é você.

Também não é uma boa ideia fazer isso porque poderia provocar um trauma nele. Ao estar dormindo profundamente, se acordar, pode ser que acabe relacionando o fato de dormir com algo que dá medo e, no futuro, poderia ter graves problemas para adormecer. Portanto, antes de fazer isso, pense nas consequências.

Aceite que o fato do seu cão chorar enquanto dorme é natural e deixe-o descansar quando precisar.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro chora enquanto dorme, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.