Compreensão comportamento canino

Por que meu cachorro morde as patas

 
Redação umCOMO
Por Redação umCOMO. Atualizado: 6 maio 2020
Por que meu cachorro morde as patas

Alguma vez notou que seu cão lambe e/ou morde muito as patas? Pois, na verdade, o fato dos cães lamberem as patas e inclusive mordê-las é algo bastante frequente, por isso deve se preocupar só se verificar que se torna um comportamento compulsivo ou intenso.

Continue lendo este artigo de umCOMO para saber por que seu cachorro morde as patas, vamos explicar para você os possíveis motivos deste comportamento, e também encontrará algumas medidas para prevenir algumas destas causas e também em que situações deve ir a um veterinário.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro treme

Índice

  1. Por que meu cão morde as patas de repente
  2. Por que meu cão morde as patas de forma crônica
  3. Quando ir ao veterinário
  4. Como evitar que seu cachorro morda as patas

Por que meu cão morde as patas de repente

Deve ter em conta que o fato do seu cachorro lamber as patas é algo habitual, sobretudo as dianteiras, e que inclusive as mordisca. Isto é um comportamento normal em cães e, eles fazem-no quando querem limpar as patas. Portanto, não se deve preocupar se vir que seu cachorro lambe ou morde as patas algum tempo ou por pouco tempo algum dia, pois só estará mantendo sua higiene.

Por outro lado, deve se alarmar perante um comportamento de lambida ou mordisco obsessivo, isto é, quando vir que não encontra forma dele parar de o fazer, passar muito tempo seguido fazendo-o, ou fazê-lo diariamente e inclusive chegar a se machucar.

Algumas das causas principais pelas quais seu cão lambe muito as patas e as morde de repente são as seguintes:

  • Higiene: os cães costumam limpar as patas, por isso é normal vê-los lambendo as pernas traseiras e dianteiras durante um bom tempo. Mas, normalmente, em poucos minutos deixam de fazê-lo.
  • Coceira: quando, além de se lamber não para de morder as patas, é provável que esteja sentindo uma forte coceira que precisa aliviar e, por este motivo, insiste muito e custa-lhe parar. Esta coceira pode ser devido a muitas coisas como, por exemplo, uma picada de um inseto, fungos, pele irritada, alergia cutânea, pulgas e carrapatos, entre outros.
  • Feridas: é possível que seu cão morda as patas traseiras e/ou dianteiras porque fez alguma ferida, um corte ou uma queimadura. Devido à dor e ao ardor, seu cão tentará que a ferida deixe de o incomodar, por isso observará que, sem que pareça ter um motivo aparente, subitamente, começa a lamber e morder suas patas. Se se tratar de uma pequena ferida, pode curar uma ferida de seu cão você mesmo, mas se for uma ferida um pouco mais grave, deverá ir ao veterinário.
  • Lesões nas patas: se fazendo algum tipo de exercício ou brincando seu cão faz uma lesão leve ou inclusive uma fratura em uma das patas, começará a lamber e morder a pata afetada de repente.
  • Objetos estranhos: outra causa deste comportamento canino é que tenha ficado preso algum objeto estranho, seja entre os dedos das patas ou no pelo das patas. Por exemplo, é comum encontrar folhas de plantas ou pedras pequenas emaranhadas no pelo e entre os dedos.
  • Cistos ou nódulos: é possível que o cachorro tenha começado a notar um pequeno cisto ou nódulo em alguma parte de suas patas e que, como é estranho e o incomoda bastante, começa a lamber e morder a zona da pata onde o cisto se encontra.
  • Unhas quebradas: às vezes as unhas podem se quebrar facilmente, se quando isso ocorrer com seu cão o pedaço quebrado não cai por si só, incomodará muito e tentará tirar com seus dentes. Se tem o material adequado, pode cortar as unhas de um cão você mesmo.
Por que meu cachorro morde as patas - Por que meu cão morde as patas de repente

Por que meu cão morde as patas de forma crônica

Às vezes, observamos que o comportamento de lambida e mordiscar de nosso cachorro é prolongado, isto é, que dura muito tempo ou que o faz muito dias seguidos e parece que lhe custa parar. Estas são algumas das causas principais pelas quais seu cão pode morder as patas de forma crônica:

  • Alergia constante: a alergia cutânea e a alergia alimentar em cães, muitas vezes, provoca este comportamento de forma reiterada e prolongada. Enquanto não detectarmos e resolvermos a causa da alergia, não conseguiremos diminuir a coceira do nosso cachorro e, por este motivo, não parará de lamber e morder suas patas.
  • Infecções prolongadas: quando um cão sofre de uma infecção, seja uma ferida mal curada ou de fungos mal tratados, se não curarmos bem o cachorro tenta se aliviar com mordidelas nas zonas afetadas de forma constante e prolongada. Certamente, coça e doe muito e isso fará que seu comportamento não só seja duradouro no tempo até que se cure a infecção, mas que também seja um comportamento que ocorre de forma desesperada e compulsiva.
  • Comportamento obsessivo: outra causa deste comportamento, quando é crônico, é que se trate de um comportamento obsessivo. Normalmente, quando se trata de obsessão, não há presença de alergia ou feridas, mas trata-se da forma na qual o cão canaliza o excesso de energia, o estresse, a ansiedade, o tédio, as frustrações, etc. Quando isto acontece, como passam muitas horas do dia lambendo e mordendo as patas, observa-se que o pelo se torna de uma cor marrom avermelhada, já que se oxida pela ação da saliva. Além disso, é provável que acabem fazendo feridas. Outro comportamento obsessivo que pode observar em seu companheiro é que seu cão persiga a cauda.
Por que meu cachorro morde as patas - Por que meu cão morde as patas de forma crônica

Quando ir ao veterinário

Deve contatar ou ir ao seu veterinário de confiança quando se tratar de um comportamento de lamber e morder as patas produzido por:

  • Feridas
  • Parasitas
  • Alergias
  • Lesões
  • Unhas quebradas
  • Nódulos visíveis
  • Não sabe o motivo que pode originar o comportamento

Se seu cachorro for diagnosticado pelo veterinário com um comportamento obsessivo, então é recomendável que, também vá a um etólogo ou um especialista em comportamento canino.

Deverá seguir o tratamento e os conselhos que seu veterinário der a você e seu etólogo para, assim, conseguir que seu cão volte a estar saudável e que deixe de lamber e morder suas patas por assuntos alheios à sua higiene habitual.

Como evitar que seu cachorro morda as patas

Algumas formas de prevenir que seu cão morda as patas são:

  • Manter em dia as revisões veterinárias, as vacinas e as desparasitações.
  • Observar de forma habitual se apresenta problemas na pele.
  • Controlar as áreas pelas quais corre e brinca para evitar possíveis feridas.
  • Contatar o veterinário assim que detectar o primeiro sintoma de que algo pode estar acontecendo com a saúde do seu fiel amigo.
Por que meu cachorro morde as patas - Como evitar que seu cachorro morda as patas

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro morde as patas, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário
O que lhe pareceu o artigo?
1 de 4
Por que meu cachorro morde as patas