Por que meu cachorro tem ânsia de vômito

Por que meu cachorro tem ânsia de vômito

Quer saber por que seu cão tem ânsia de vômito? Então continue lendo, porque vamos contar as causas mais comuns que explicam porque seu pet sofre estas incômodas tentativas de vomitar. As ânsias e as náuseas são tentativas improdutivas de vômitos ou para limpar a faringe de algum engasgo. É um comportamento que não deve ignorar, porque pode esconder algum problema grave de fundo. Continue lendo este artigo de umComo em que vamos explicar para você por que seu cachorro tem ânsia de vômito.

Passos a seguir:
1

Existem diversos motivos pelos quais seu cão pode ter ânsia de vômito:

  • Pode ter algum corpo estranho na faringe, geralmente sementes, ossos, anzóis ou outros, também pode ter algum parasita, tumores ou pólipos.
  • É possível que seu pet tenha os gânglios linfáticos inchados, também poderia ter aspirado algo do esôfago.
  • A causa das ânsias de vômitos pode ser devido a uma inflamação da traqueia provocada por uma infecção.
  • Outra das razões pode ser uma doença do esôfago provocada pela presença de corpos estranhos que ficam presos nesse órgão.
  • As ânsias que seu cachorro sofre podem ser consequência de uma torção gástrica. Neste caso, seu cão deve ser levado ao veterinário de imediato porque sua vida pode correr um grave perigo. O abdômen fica inchado e o esôfago se fecha e, por isso é impossível que seu cão consiga vomitar.
  • Seu pet pode ter uma doença cardíaca e sofrer um episódio de ânsia depois de realizar um esforço.
  • Outro problema que pode provocar isso é a hipertrofia do véu ou paladar carnoso, que causa um estímulo na faringe.
2

Se seu cão tem um corpo estranho preso, as ânsias de vômito serão repentinas, começará a angustiar-se e a expulsar às vezes saliva com sangue. Nestas situações, os animais costumam ter pouca vontade de comer, mas poderiam tentar beber. Nas primeiras 24 horas costumam melhorar os sinais, no entanto, os sintomas que se associam a malformações ou tumores congênitos costumam piorar à medida que a patologia progride.

Independentemente da causa, é recomendável ir ao veterinário para encontrar a causa das ânsias e das náuseas.

Caso seu cão vomite, recomendamos que você leia este outro artigo de umComo sobre o que fazer se seu cão vomita muitas vezes.

3

O normal é que o veterinário inspecione a garganta, a cabeça e o pescoço do seu pet para avaliar a simetria, a presença de algum nódulo e, sobretudo, ver se tem dor ao apalpar. O profissional irá certificar-se de que não tem os gânglios linfáticos inchados. É possível que seja necessário examinar em profundidade a boca do seu cão e extrair algum objeto estranho que se encontre. Também terá que observar se há evidências de tumores ou malformações.

Para este exame pode ser que seu pet tenha de estar sedado se não se deixar manipular com facilidade. Por vezes, uma radiografia é útil para demonstrar a presença de objetos de metal, mas não para restos como ossos, madeira ou cereais.

4

Se a causa não for muito visível no pescoço e na cabeça, será necessário fazer uma radiografia do tórax ou inclusive uma endoscopia para descartar algum problema esofágico. Com este tipo de exame, também se conseguirá ver se há alguma torção gástrica que provoque todo esse mal-estar e a ânsia de vômito.

Quando estes episódios se associam com a tosse, o veterinário tentará confirmar se tem alguma doença respiratória ou cardíaca. Com a radiografia torácica e a auscultação dos pulmões e do coração poderá chegar a um diagnóstico definitivo.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tem ânsia de vômito, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.