Partilhar

Por que meu cachorro tem caspa

Por Redação umCOMO. Atualizado: 20 janeiro 2017
Por que meu cachorro tem caspa
Imagem: dicadovet.blogspot.pt

Faz tempo que você encontra pequenos pontos brancos no pelo do seu cachorro? Ou depois de escovar seu pelo aparecem partículas brancas parecidas com caspa? Assim como acontece com os humanos, isto pode ser devido a vários motivos, alguns mais graves do que outros. É importante que conheça as possíveis causas do aparecimento de caspa em seu cachorro para poder tratá-la e eliminá-la o quanto antes, já que além de provocar coceira e queda de pelo, é um dos principais alérgenos para nós. Continue lendo este artigo de umComo e descubra por que seu cachorro tem caspa.

Também lhe pode interessar: Por que meu cachorro tem soluço
Passos a seguir:
1

Uma das principais causas do aparecimento de caspa em nosso cachorro é a pele seca. Este fato pode acontecer como consequência de um desequilíbrio ou falta de ácidos graxos, como Ômega 3, em sua dieta. É muito importante que sua pele esteja corretamente hidratada e alimentada para se manter saudável e evitar o aparecimento de caspa.

2

As mudanças hormonais também podem derivar na deficiência de oleosidade natural da pele e o consequente aparecimento de caspa. Além disso, outro motivo para que apareçam estas partículas incômodas são os problemas endócrinos. Este tipo de problemas costuma apresentar sintomas dermatológicos, isto é, patologias da pele como a caspa. Os mais destacados são o hipotiroidismo, hiperadrenocorticismo, desequilíbrio ovárico e tumor de células de Leydig.

3

Uma nutrição inadequada reduz os níveis de líquidos e oleosidade da pele, derivando em problemas como a caspa. Por isso, é imprescindível selecionar a comida que melhor se adapte às necessidades nutritivas do seu cachorro e mantê-lo bem hidratado.

4

A falta de higiene ou lavagens incorretas são outras das causas de caspa nos cachorros. De fato, uma das melhores formas de prevenir seu aparecimento é através de banhos regulares com xampu especial para cachorros com peles sensíveis. Além disso, uma lavagem excessiva pode provocar o efeito contrário e desenvolver, também, o aparecimento de caspa. Isto acontece porque a criação da oleosidade da pele é interrompida. Aqui você encontra um artigo onde detalhamos a forma correta de dar banho no seu cachorro.

5

Continuando no assunto da higiene, a falta de escovação e de eliminação de pelo morto pode gerar caspa no nosso cachorro. É importante escová-lo uma vez por dia para reativar as células da pele e evitar que acumule pelo morto.

6

Os cachorros que sofrem de estresse ou ansiedade podem desenvolver problemas de pele como a caspa. Este tipo de condições podem alterar a saúde da pele e provocar que a mesma fique seca. Neste sentido, a falta de exercício pode ser outra das causas deste problema.

7

Um mau funcionamento do sistema imunológico pode desenvolver problemas cutâneos como a psoríase, cujo principal sintoma é a descamação da pele. Consequentemente, é possível confundir a caspa com um dos problemas de pele mais comuns. Se for assim, não hesite em ir ao seu veterinário.

8

Além disso, as partículas brancas no nosso cachorro que achamos que são caspa, podem ser na verdade um dos primeiros sintomas da sarna! Por isso, é muito importante levar seu cachorro ao veterinário se achar que ele está com caspa. Se você somar outros sintomas como a queda do pelo ou aparecimento de vermelhões ou feridas, a urgência de ir a um especialista aumenta consideravelmente.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tem caspa, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro tem caspa

Por que meu cachorro tem caspa
Imagem: dicadovet.blogspot.pt
Por que meu cachorro tem caspa

Voltar ao topo da página