Partilhar

Por que meu cachorro tem mau hálito

Por Redação umCOMO. Atualizado: 1 fevereiro 2018
Por que meu cachorro tem mau hálito
Imagem: petsmao.com

O mau hálito nos cachorros é uma das condições mais comuns, sobretudo em raças pequenas, mas, você sabe o que o produz? Muitos donos desconhecem as possíveis causas que podem desenvolver a halitose canina e não dão importância, achando que se trata de uma característica associada à idade do cachorro ou à raça. A verdade é que pode, inclusive, fazer parte da sintomatologia de uma doença, estado que deve ser identificado e tratado para manter a saúde do animal. Para ampliar seu conhecimento e ajudar você a entender por que seu cachorro tem mau hálito, neste artigo de umComo mostramos a você as causas mais comuns.

Também lhe pode interessar: Como combater o mau hálito do meu cachorro
Passos a seguir:
1

A causa principal que provoca o mau hálito em cachorros é a má higiene bucal. Você escova os dentes do seu cachorro? Da mesma forma que nós devemos manter a higiene de nossos dentes para evitar o acúmulo de placa bacteriana e os problemas dentais que isso supõe, os cachorros também. Em especial as raças pequenas tendem a acumular uma grande quantidade de tártaro e, com isso, desenvolver um hálito insuportável. Para evitar que isto ocorra é muito importante que cuide de seus dentes mediante uma escovação regular, brinquedos para morder e guloseimas feitas especialmente para isso. Se seu cachorro tem uma grande quantidade de tártaro, a forma mais eficaz de eliminá-lo é mediante uma higiene feita pelo veterinário.

2

Em relação ao ponto anterior, uma higiene incorreta pode desencadear em um aparecimento de infecções virais, bacterianas ou inclusive, fúngicas na boca, sendo a doença periodontal mais comum. Todas estas condições costumam desenvolver mau hálito em nosso cachorro, que piora se não iniciarmos o tratamento adequado. Por isso, é importante que revise os dentes dele com frequência e gengivas para detectar a infecção a tempo.

Por que meu cachorro tem mau hálito - Passo 2
Imagem: warwicktownandcountryvets.com
3

Ainda que as causas anteriores sejam as mais comuns, não são as únicas. Se você mantiver uma correta higiene bucal de seu cachorro, provavelmente deverá considerar a possibilidade de que a halitose possa ter outra causa relacionada com a saúde geral. Outro dos motivos que pode chegar a desenvolver um mau hálito é a diabetes canina. Nestes casos, além da halitose, aparecem outra série de sintomas que permitirão a você detectar esta condição, como por exemplo um aumento considerável da ingestão de água, urinar mais do que o habitual ou comer mais do que o normal. Sendo assim, não duvide em ir ao veterinário o quanto antes.

4

Os problemas gastrointestinais também costumam apresentar um mau hálito como sintoma. Em especial a esofagite e outras condições relacionadas com o esôfago produzem este tipo de condições em nosso cachorro, devido às possíveis regurgitações, quando o líquido que se encontra no estômago retorna para a boca. Ao se produzir uma inflamação do tubo esofágico, o alimento não se digere corretamente, chegando a produzir as regurgitações.

Imagem: facilisimo.com
5

Os problemas respiratórios produzidos por uma inflamação dos condutos nasais, renite ou sinusite, também costumam ser algumas das causas mais comuns. Nestes casos, o cachorro deverá apresentar outros sintomas além da halitose, como espirros constantes, o nariz entupido e, portanto, respirar sempre pela boca, aumento da secreção nasal ou perda do apetite. Em qualquer caso, deverá consultar seu veterinário para que inicie o melhor tratamento.

6

Por último, se seu cachorro sofre da chamada coprofagia, é bastante provável que este seja o motivo que explica por que seu cachorro tem mau hálito. Ao comer suas próprias fezes diariamente, o acúmulo de tártaro e a possibilidade de sofrer de uma infecção aumentam, além de produzir um forte e desagradável cheiro na boca. Sendo assim, recomendamos a você que consulte nosso artigo sobre como tratar a coprofagia canina para resolver isso o quanto antes.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tem mau hálito, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro tem mau hálito

1 comentário
A sua avaliação:
Nabor
como eliminar o mau halito do meu pet de 5 anos

Por que meu cachorro tem mau hálito
Imagem: petsmao.com
Imagem: warwicktownandcountryvets.com
Imagem: facilisimo.com
1 de 3
Por que meu cachorro tem mau hálito

Voltar ao topo da página