Partilhar

Por que meu cachorro tosse?

Por que meu cachorro tosse?

Há várias causas que podem provocar a tosse em um cachorro, mas as infecções das vias respiratórias e os problemas cardíacos são as mais comuns. Em qualquer dos casos, será necessário visitar o veterinário para que examine o seu mascote e possa lhe administrar o tratamento adequado. Em umComo.com.br mostramos-lhe as causas da tosse em cachorros e suas características para ajudar você a saber por que o seu cachorro tosse.

Também lhe pode interessar: Remédios caseiros para a tosse canina

Problemas no coração

Ainda que não pareça, as doenças cardíacas podem provocar tosse nos cachorros. Isto é como o coração é o responsável por bombear o sangue que vai recebendo dos pulmões e se o coração não é capaz de realizar corretamente esta função, ambos os órgãos podem ser afetados.

A insuficiência cardíaca é mais frequente em cachorros de idade avançada que nos jovens e costuma ser acompanhada de intolerância ao exercício, edemas e nos casos mais avançados de síncopes.

Problemas respiratórios

Infecções virais, como a gripe, ou bacterianas, como a tosse dos canis, também provocam tosse. Normalmente são estacionais e em muitos casos estão associadas a alguma situação ocorrida que explique o contágio, como o contato direto com outros cachorros.

Nestes casos, a tosse costuma ser acompanhada de mucosidade e, às vezes, de febre e apatia. Existem vacinas contra muitos destes processos, que podem ser úteis, ainda que sua eficácia não seja absoluta.

Consulte seu médico

Recomendamos que leve seu cachorro ao veterinário pelo menos duas vezes ao ano para uma revisão e sempre que detecte algum dos sintomas anteriores.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cachorro tosse?, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu cachorro tosse?

2 comentários
Mary
Olá, meu nome é Mary. Eu tenho um cachorro com problema cardiaco, sopro e a musculatura do coração muito fraca, fez eletro e eco cardiograma, foi medicado com petpril de 5 mg de 12/12 horas e outro remedio pimobendam 2 mg 1 cap ao dia e furosemida , ele tem 15 anos, tosse muito e esta sendo acopanhado por um veterinario, meu maior problema é justamente dá essa medicação, pq ele nao é um cachorro docil é muito arisco, eu estava conseguindo dá os remedios em pedacinhos de carne cozida pq ele nao quer comer a raçao de forma alguma, a racao dele é para cardiopatas, e tem dia q ele nem a carne quer, entao me vejo aflita pq sem a carne nao consigo medicalo, entao qdo ele nao come carne nao come a racao e nem toma o remedio, entao vem a tosse como engasgo e chega ate sair uma baba espumosa, o que faço pq nao esta sendo facil. Ficaria muito grata se podessem me ajudar.
Lucimeire Rodrigues da Silva
Porque meu cachorro tosse eu gostaria de saber é só ele começa dormir vem a tosse.

Por que meu cachorro tosse?
Por que meu cachorro tosse?

Voltar ao topo da página