Partilhar

Por que meu cão tem os olhos vermelhos

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu cão tem os olhos vermelhos

Tem visto que seu cão tem os olhos vermelhos? Ainda que não se trate de dramatizar, se seu pet tem os olhos inflamados e avermelhados, deve prestar atenção e encontrar o problema que está a causar isso. Essa inflamação pode ser causa de diversos fatores como o excesso de sangue nas pálpebras (hiperemia) ou nos vasos sanguíneos. Em umComo.com.br vamos explicar para você por que seu cão tem os olhos vermelhos para que saiba as causas mais frequentes desta condição e possa dar o remédio adequado de imediato.

Também lhe pode interessar: Como saber se meu cão tem conjuntivite
Passos a seguir:
1

Uns olhos avermelhados podem ser a causa de um problema leve como uma pequena irritação por esfregar a pata ou por ter entrado sujeira nos olhos. Mas também pode ser algo mais grave como um glaucoma agudo (aumento da pressão intraocular) que pode provocar rapidamente a perda de visão do olho. São duas causas muito diferentes tanto na origem como na evolução, e inclusive no tratamento.

Se nota que seu pet sofre de vermelhidão ocular, a primeira coisa que tem de fazer é observar o seu olho para ver se tem algum corpo estranho no interior, mas também tem que observar se o olho apresenta outras mudanças como a presença de uma cor azulada ou esbranquiçada na córnea que pode ser devido a uma úlcera da córnea.

Por que meu cão tem os olhos vermelhos - Passo 1
2

Se seu pet tem os olhos vermelhos, o importante é encontrar as causas desta condição. Podem existir muitos fatores:

  • Condições do lacrimal
  • Lesões da córnea pela presença de cílios ou outros corpos estranhos
  • Problemas na conjuntiva
  • Inflamações de tipo imunitário (conjuntivite)
  • Inflamação dos vasos sanguíneos (episclerite)
  • Processo inflamatório no interior do olho (uveíte)
  • Câncer ocular (neoplasia)

Estas são apenas algumas das causas que provocam vermelhidão ocular, mas para um correto diagnóstico terá que ir ao veterinário para que este estude e avalie o seu caso em concreto.

3

Também existe uma doença típica de certas raças como os Cocker e conhece-se com o nome de "olho de cereja". Nela pode-se ver uma bolinha de tamanho variável e de cor vermelha no ângulo mais próximo do nariz, ou inclusive nos dois olhos. É a glândula lacrimal da terceira pálpebra que se inflama e sai do seu lugar habitual, ficando exposta ao exterior. A única solução para este problema é a cirúrgica, assim se reposiciona a glândula em seu lugar para que não derive em outras complicações.

4

Seja qual for a alteração que os olhos vermelhos provoca, apenas um especialista poderá dar o diagnóstico apropriado já que terá que fazer um exame completo dos olhos e também estudar seu estado de saúde geral já que existem doenças que podem provocar sintomas oculares como é o caso da leishmaniose.

Assim, se o seu cão tiver vermelhidão ocular, coloque mãos à obra para encontrar a origem e, antes de mais nada, a solução para esse problema antes que a visão possa ser afetada. Aconteça o que acontecer, nunca medique por sua conta o seu cão com nenhum colírio, espere que seja seu veterinário que a assessorá-lo. Além disso, é essencial que siga umas dicas de higiene diária que ajudarão a melhorar a vida do animal, por isso, em umComo contamos para você como limpar os olhos de um cão.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu cão tem os olhos vermelhos, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário

Por que meu cão tem os olhos vermelhos
1 de 4
Por que meu cão tem os olhos vermelhos

Voltar ao topo da página