Partilhar

Por que meu gato engorda muito

Por Redação umCOMO. Atualizado: 16 janeiro 2017
Por que meu gato engorda muito

Os gatos são animais que melhoram a vida de muitas pessoas. No entanto, às vezes os donos se preocupam em excesso quando sentem que seus gatos estão engordando e não encontram uma causa justificada para este processo, além da ingestão de alimentos. Ainda que neste argumento esteja parte da solução ao problema, em umComo.com.br respondemos à sua pergunta por que meu gato engorda muito, de modo que possa regular seu peso e prolongar sua vida de forma saudável.

Também lhe pode interessar: Por que meu gato baba muito

Sobrepeso nos gatos

A maioria dos donos castram seus gatos a idades precoces. Este fato faz com que o felino precise para se alimentar de um terço da alimentação que precisava antes de ser castrado, e se continua ingerindo a mesma quantidade de comida que antes, engorda com rapidez e facilidade.

Esta ingestão inadequada de alimentação resulta em sobrepeso e, com ele, o aparecimento de diferentes doenças em seu gato. Assim, é provável que se seu gato engorda muito, sofra de diabetes, artrite, problemas cutâneos, cardiopatias e maior risco de câncer.

Ainda assim, o sobrepeso de seu gato fará com que, a partir dos sete anos, tenha três vezes mais possibilidade de risco de morte do que aqueles gatos que não sofrem desta patologia. Por isso recomendamos a você agir ativamente para evitar o sobrepeso.

Neste artigo de umComo contamos a você quanto deve comer seu gato e damos a você algumas indicações para que saiba como fazer comida caseira saudável para seu gato.

Calcule o sobrepeso de seu gato

Muitos donos desconhecem se o seu gato sofre de sobrepeso. Para atingir este dado, é importante que analise tanto a largura como o tamanho de suas pernas traseiras e do abdômen. Assim, se você consegue tocar as costelas diretamente a partir do lombo obterá como resposta que seu gato não sofre de sobrepeso. Caso contrário, deverá agir para que reduza seu peso.

Conselhos para atingir o peso correto em seu gato

São várias as ações que pode levar a cabo para que seu gato não sofra de sobrepeso. Assim, é conveniente lhe dar várias pequenas refeições ao dia e, caso passe muitas horas fora do lar, lhe proporcione a alimentação através de um dispensador de comida automático.

Caso o gato solicite a você mais comida, é importante que não ceda ao seu pedido e, pelo contrário, o distraia oferecendo brincadeiras ou carícias. Ainda assim, é importante que reserve um tempo ao dia para brincar com ele.

Com respeito à própria alimentação do gato, é importante não se exceder na hora de premiar com doces ou guloseimas que ele goste. Pelo contrário, deverá proporcionar-lhe uma dieta equilibrada à base de alimentos que não incentivem o sobrepeso. Desta forma conseguirá que tenha uma vida bem mais longa e feliz.

Em umComo mostramos a você como conseguir que seu gato emagreça.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato engorda muito, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.

Escrever comentário sobre Por que meu gato engorda muito

O que lhe pareceu o artigo?

Por que meu gato engorda muito
Por que meu gato engorda muito

Voltar ao topo da página