Por que meu gato está vomitando

Por que meu gato está vomitando

Você está se perguntando porque o seu gato está vomitando? Pois deve saber que os vômitos são frequentes nos gatos e a maioria de vezes não tem que se preocupar. O problema reside quando o seu gato sofre com vômitos com frequência todas as semanas. As causas podem ser diversas, por estresse, envenenamento ou outro tipo de doenças como a diabetes, entre outras. Em umComo.com.br queremos ajudá-lo com esta situação e respondemos à pergunta de por que seu gato está vomitando, assim terá claro quando deve começar a se preocupar pela saúde do seu pet.

Passos a seguir:
1

Para começar, temos que ter em conta que os vômitos são relativamente habituais nos gatos e não tem que ser um sintoma de uma doença subjacente. No entanto, quando o vômito do seu gato começa a ser frequente, temos que começar a dar importância e tomar medidas para encontrar a causa. Se o seu gato devolve o que costuma comer de forma frequente, então terá que prestar atenção a este sintoma.

2

Se o seu gato vomita muito com frequência, terá que começar a vigiar o seu pet. A observação ajudará você a conhecer a rotina do seu gato e identificar a causa dos vômitos. Se, por exemplo, o seu felino comeu erva e depois vomita, é muito provável que seja a planta o que causou esta indigestão estomacal. Pode se tratar de uma mudança em sua alimentação habitual ou inclusive de algum prêmio comestível eventual. O que é importante é encontrar a causa do seu gato ter vomitado, assim poderá descartar problemas de saúde graves que tenham os vômitos como sintomas.

3

As causas pelas quais o seu gato pode chegar a vomitar são diversas. Uma das mais habituais é a expulsão de bolas de pelo que o gato engole enquanto se lambe. Quando o seu gato se limpa, engole pelo de forma acidental e com o passar do tempo pode produzir acúmulos de pelo que se aglomeram em seu sistema digestivo. A expulsão destas bolas de pelo pela boca é um comportamento muito comum nos gatos várias vezes por semana, e de fato é totalmente natural e saudável que o faça para impedir que se produzam obstruções intestinais. De fato, o melhor é que o estimulemos e ajudemos a que as expulse, dando de comer malte para gatos, o qual funciona como laxante natural.

4

Muitos vômitos do gato devem-se a que tem ingerido plantas ou alimentos tóxicos. Uma das causas mais habituais é que seu gato tenha comido algum vegetal ou planta potencialmente tóxica para felinos. Muitas vezes, quando um gato sente uma certa irritação estomacal, começa a comer ervas para aliviar e, às vezes, o resultado é aumentar a sua dor e inclusive provocar diarreia.

Outra das causas mais comuns de vômitos nos gatos são os alimentos perigosos como excesso de leite, cebola, alho-poró, vísceras de peixe e comida com um alto conteúdo em sal. O organismo do gato reage perante a presença desta comida e trata de a expulsar vomitando. Isto também ocorrerá se o seu gato ingerir alguma comida à qual tenha intolerância. São substâncias prejudiciais para a saúde de seu gato e que estimulam essa parte do cérebro que provoca o vômito como mecanismo de proteção. No seguinte artigo pode ver O que um gato não pode comer.

5

Outra das possíveis causas é o estresse. A ansiedade e o estado de estresse podem se refletir provocando o vômito do seu felino e a consequente expulsão da comida. Se o seu gato passa muitas horas sozinho, pode sofrer muito com a solidão e começar a manifestar a sua tristeza expulsando o que ingere. Um gato que sofre de ansiedade por separação quando está sem companhia pode transmitir o seu estado miando sem parar, perdendo o apetite, comportamento destrutivo, mau uso da caixa de areia realizando deposições fora e, também, vomitando.

6

O vômito pode ser um sintoma de uma doença oculta quando o gato vomita com muita frequência e várias vezes por semana. Se este é o caso, vá ao seu veterinário para que determine a causa destas expulsões e possa pôr em tratamento o seu felino se sofre de alguma doença. Entre as causas importantes encontram-se os parasitas intestinais, o bloqueio do aparelho digestivo, a prisão de ventre, doenças como problemas renais, hipertireoidismo e inclusive diabetes. Seja qual for o caso, deixe que seja um profissional veterinário a guiar você e a determinar os passos a seguir.

No seguinte artigo pode ver O que fazer se seu gato vomita.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato está vomitando, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.