Por que meu gato não bebe água

Por que meu gato não bebe água

Os gatos são animais conhecidos pelas suas atitudes estranhas e comportamentos excêntricos. Aquilo que, às vezes é uma fonte de risadas e entretenimento para os donos, em algumas situações se converte em preocupação, quando eles têm atitudes que podem ser desfavoráveis para a sua saúde.

Muitos donos se perguntam: Por que meu gato não bebe água? Para o ajudar a esclarecer suas dúvidas, de seguida em umCOMO vamos explicar-lhe o que pode estar acontecendo assim como dar-lhe algumas das possíveis soluções e as complicações que podem ocorrer se o seu gato continuar com esse comportamento.

Causas que seu gato não beba água

Qualquer pessoa que tenha tido um gato terá percebido que estes animais são muito exigentes com tudo o que se refere à comida e higiene. Em relação à água não é diferente, por isso se estiver se perguntando por que seu gato não bebe água verifique se o seu bebedouro cumpre ou não com algum dos seguintes parâmetros, muito importantes para alguns gatos:

  • Em um recipiente de plástico: a água colocada em um recipiente de plástico pode adquirir um sabor que, para alguns gatos, pode ser desagradável, levando-os à decisão de não beber mais água. Se usa um recipiente de plástico recomendamos trocá-lo por um de aço inoxidável ou inclusive de vidro, dois materiais que não costumam provocar desconfiança no gato.
  • Não trocar a água: se algo caracteriza os gatos é que são destemidos e desconfiados. Este caráter leva os gatos a procurar constantemente por água fresca e limpa, por isso é necessário trocar com frequência a água da tigela e colocar água nova e fresca. Há duas ações que seu gato pode fazer que podem ajudar a descobrir se é esse o motivo para não beber água. Um deles é que seu gato jogue a água do bebedouro para fora, movimento com o qual está indicando que essa água não é do seu agrado; o outro é quando está tentando beber das gotas que caem do bidê ou da torneira, o que indica que sentem sede mas não querem a água do seu bebedouro.
  • Localizar incorretamente o bebedouro: Muita gente se pergunta por que o gato não quer beber água da tigela e, depois de experimentar um montão de possibilidades, percebe que o que falhava era a própria localização da tigela. Os bebedouros para gatos nunca devem estar nem ao lado de eletrodomésticos como a lavadora, que produz ruídos incômodos para os gatos, nem em lugares de passagem que não ofereçam a segurança necessária, nem ao alcance de outros animais da casa, como cães, que possam beber de sua tigela e sujá-la.

O que fazer se meu gato não bebe água

Por norma geral, os gatos devem beber entre 50 e 100 ml/kg de peso ao dia. No entanto, dependendo de outros fatores como o calor ou a quantidade de comida úmida que ingira, pode aumentar ou diminuir essa quantidade.

No entanto, se tiver observado que seu gato bebe mais do que era suposto ou, pelo contrário, mal toca na água, é necessário consultar seu veterinário de confiança para que possa examiná-lo e descartar alguma possível doença que o condicione. Por outro lado, explicamos algumas recomendações que pode seguir para conseguir que seu gato beba água:

  • Motive o gato, brinque com ele com a água fresca e limpa, como a da torneira, para que assim possa beber água.
  • Além da ração é recomendável que dê comida úmida para que, caso não beba, pelo menos se hidrate através da comida.
  • Coloque diferentes bebedouros espalhados pela casa, em algum deles se sentirá cômodo para satisfazer a sua sede.
  • A água deve ser trocada no mínimo uma vez por dia, mas é melhor se puder fazer isso com mais frequência.
  • A instalação de fontes para gatos é uma ferramenta muito útil para aqueles que não querem beber água, oferecendo água fresca e limpa durante todo o dia para que possam beber e brincar com ela.

Seja como for, recomendamos ir o quanto antes ao veterinário para esclarecer se há alguma doença ou problema físico para seu gato não querer beber água.

Complicações do seu gato não beber água

Os gatos que não bebem água suficiente aumentam o risco de sofrer a doença do trato urinário inferior felino, ou FLUTD por suas siglas em inglês. Esta sigla é usada para denominar as diferentes doenças que afetam o trato urinária dos gatos, muito frequente entre os felinos.

Uma das principais causas da FLUTD é a desidratação, por isso mesmo é necessário procurar uma solução o quanto antes e seguir os conselhos que recomendamos.

Se pretende ler mais artigos parecidos a Por que meu gato não bebe água, recomendamos que entre na nossa categoria de Animais de estimação.